Operação de auditores fiscais afasta 17 crianças do trabalho infantil em MT

Outros 80 empregados adultos foram flagrados atuando na informalidade e 25, em péssimas condições em uma olaria

Uma operação realizada por auditores fiscais do trabalho de Mato Grosso, em Querência (a 912 km de Cuiabá), afastou 17 crianças do trabalho infantil. Seis foram flagradas vendendo picolés, enquanto outros 13, trabalhavam em um lava-jato.

O auditor fiscal do trabalho, Valdiney Arruda, disse que a fiscalização na região, continua. “A ação atingiu 90% dos lava-jatos e comércio, com foco no trabalho infantil e ela vai ser ainda mais presente”, alerta.

A fiscalização também foi realizada em Confresa (a 1150 km de Cuiabá). Nesta, foram flagrados 80 trabalhadores adultos atuando na informalidade – sem registro – e outros 25, trabalhando em uma olaria em péssimas condições.

“A informalidade tem como consequência a sonegação de contribuições previdenciárias, não recolhimento do FGTS e fragilização do trabalho”, pontua o auditor.

Outro auditor empenhando na ação, Geraldo Fontana Filho explica no caso dos trabalhadores adultos, os empregadores notificados não registravam empregados, sendo 60 no comércio em geral e 20 no meio rural. A estimativa de valores de INSS e FGTS não recolhidos é de R$ 40.000,00.

Todas as olarias de Confresa foram fiscalizadas, segundo Geraldo Fontana, onde foram encontrados 25 trabalhadores na informalidade, sem condições de segurança e saúde, sem Equipamento de Proteção Individual (EPI), água e sem condições sanitárias.

“Ha mais de 20 anos na inspeção do trabalho e ainda me impressiono com as condições de trabalho que ainda são submetidos os trabalhadores. O desejo é que o estado brasileiro tivesse mais auditores e que pudéssemos estar onde esses trabalhadores mais precisam”, desabafa o AFT Valdiney de Arruda, que também atua no operativo.

Palestra

O AFT Valdiney de Arruda fará uma palestra em Confresa sobre o programa de Aprendizagem em empresas e órgãos públicos no dia 27 de agosto a convite da Prefeitura Municipal. A palestra, que será realizada às 19h na Câmara de Vereadores, tem como público alvo empresários, gestores, contadores e demais interessados.

(Com assessoria)

Leia também

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCriador da série de Watchmen afirma que todos poderão ver mesmo sem ter lido HQ
Próximo artigoDono de restaurante é preso por matar e ocultar corpo de mulher que foi cobrá-lo

O LIVRE ADS