Cidades

Ônibus articulados ainda dividem opiniões entre usuários de Cuiabá

3 minutos de leitura
Ônibus articulados ainda dividem opiniões entre usuários de Cuiabá
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O transporte público de Cuiabá passou a contar com o reforço dos ônibus articulados em dezembro, mas recentemente, a linha 609 também ganhou um veículo deste. Agora, Cuiabá tem quatro unidades atendendo três linhas, medida que, de acordo com a Prefeitura, beneficia 44 mil pessoas diariamente. Os usuários, no entanto, ainda enxergam alguns problemas: a velocidade com que esses ônibus andam e a super lotação (embora eles sejam bem maiores que os convencionais).

Enquanto em um ônibus comum cabem pouco mais de 40 pessoas sentadas, neste modelo a capacidade é de 152 passageiros, já que possui 21 metros de comprimento. Além das linhas 609 e 313, a região do Pedra 90 foi contemplada com um ônibus, que atende a linha 711.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana, Ledevino da Conceição, sustenta que o tamanho dos veículos ajudou a reduzir a super lotação. “Eles estão operando nas chamadas ‘linhas-tronco’, que são as que têm mais demanda, principalmente, nos horários de pico. Nesse modelo, são dois ônibus em um só. Imagina que a gente andava com um ônibus superlotado sempre nesses horários, agora ficou bom”, avaliou.

Mas não foi isso que “seo” Odir Machado, aposentado de 79 anos e morador do bairro Bela Vista, viu na prática. Apesar de não utilizar diariamente a linha 313, ele afirma que já precisou dela algumas vezes e não teve sorte: mesmo o ônibus que cabe mais passageiros, segundo ele, foi lotado até o destino final.

Apesar disso, o aposentado espera que a linha 314, que contempla seu bairro, também ganhe ônibus desse tipo. “Eles tinham que colocar ônibus mais novos também na linha atende minha região. Eu não pago mais passagem, mas queria que essa linha tivesse ar condicionado, que nem esse ônibus grande que eu já peguei”, disse o idoso.

Odir Machado, 79 anos, espera que a linha 314 também ganhe novos ônibus (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Moderno, mas devagar

YouTube video

Ar condicionado é apenas um dos diferenciais do ônibus articulado. Rede Wi-fi, carregador de celular, tomada USB, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), câmbio automático, suspensão de ar e redução de até 70% na emissão de poluentes fazem parte do pacote.

A autônoma Helena de Carvalho, 41 anos, entretanto, continua classificado o transporte público municipal como um verdadeiro caos. A principal queixa é que os ônibus que ela pega vivem lotados. Helena até reconhece que este novo modelo melhorou as condições do transporte de passageiros, mas observou uma outra realidade: a demora para chegar até o destino.

“Esse ônibus é muito lerdo e demora demais. É muito bom, tem ar condicionado, é mais confortável, mas anda muito devagar”, ponderou a moradora do bairro Jardim Imperial.

Ledevino, que representa uma classe importante neste processo de mudança da frota, a dos trabalhadores do transporte público, destaca um ponto. Segundo ele, nestes primeiros meses, os motoristas estão passando por treinamento para se adequar à nova realidade.

Nova licitação

O processo licitatório do transporte público municipal deve ser realizado ainda neste primeiro semestre. O assunto foi, inclusive, um dos temas tratados na reunião entre o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o governador Mauro Mendes (DEM), nesta segunda-feira (25).

Pinheiro destacou que a licitação não deve inviabilizar o que o Estado decidir sobre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “Mesmo que tenhamos que esperar por uma decisão do governo, que deve sair até abril, estaremos dentro do prazo para o lançamento”, finalizou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes