Cidades

ONG que faz resgates alerta contra o uso de animais em rituais de magia

4 minutos de leitura
ONG que faz resgates alerta contra o uso de animais em rituais de magia
Foto: Divulgação

Enquanto para alguns os animais são motivos de alegria e sorrisos, para outros a situação parece ser bem diferente. Em Cuiabá, cada vez mais animais têm sido resgatados por ONGs em estado de abandono e com muitos ferimentos. Uma situação ainda mais preocupante, porém, é a utilização de alguns desses bichinhos, como os gatos, para rituais de magia. O alerta é da professora aposentada Ângela Furtado.

Uma das responsáveis pela ONG Cão Cuidado Com Amor, Ângela contou ao LIVRE que atua no resgate e tratamento de animais há mais de 15 anos. Sem muita ajuda, sempre foi só ela e sua irmã, a advogada Vanessa Silva. Primeiro, elas recolhiam alguns poucos bichinhos, porque não tinham estrutura. Depois, quando seu filho teve câncer, aos 14 anos, ela passou a recolher ainda mais animais, que passou a ser uma forma de diversão para o menino que vivia isolado.

Com o tempo, o número de bichinhos resgatados saltou para quase 250 animais. Hoje, todos ficam no grande quintal da casa das irmãs, que moram em um terreno na avenida Senador Metello, em Cuiabá.

[featured_paragraph]“A gente resgata aqueles animais em estado péssimo de saúde, com doenças, vítimas de atropelamento… Aquele tipo de animal que as pessoas passam, olham, sentem dó, mas não pegam, seja porque não querer ou porque não podem”, explicou Ângela.[/featured_paragraph]

Dos 250 animais, a maioria é gato: são cerca de 180 felinos enquanto 70 são cachorros. Pelo trabalho de resgatarem os mais necessitados, a maioria dos bichinhos da ONG precisa de atendimento veterinário além de muita atenção na alimentação. Para dar conta, as irmãs contam com a ajuda da população, que, eventualmente, faz doação.

Foto: Divulgação

Apesar da situação preocupante da qual já resgatam a maioria dos animais, um fato triste que tem chamado a atenção é quanto ao número de gatos machucados e até mutilados que as irmãs têm encontrado.

Conforme Ângela nos contou, alguns dos felinos chegam a ser usados em rituais de magia. “Aqui perto da ONG tem um cemitério na encruzilhada. Você não tem noção do quanto de animais que a gente resgata dali, colocados para os rituais de magia. A gente sabe que é isso por estarmos há mais de 15 anos resgatando animais”, comentou.

Segundo ela, as ações de maus tratos têm características e períodos específicos. “São os gatos que são só de uma cor e não têm deficiências. O gato totalmente preto, totalmente branco, cinza, amarelo. Ele só não pode ter duas cores ou ser mutilado. Se o gatinho tem a pata quebrada ou parte da orelha arrancada, eles não fazem o trabalho”, explicou.

[featured_paragraph]“Tem alguns períodos que são característicos e, por isso, a gente não faz doação de gato perto dessas datas”, observou a aposentada. Entre as datas com maiores ocorrências estão a Semana Santa, as sextas-feiras 13 (este ano a data caiu neste mês de julho) e o dia dos finados. Também tem casos em datas românticas. [/featured_paragraph]

Na semana passada, um dos felinos resgatados estava muito machucado e sem um dos olhos. “É uma das coisas que fazem nos rituais. Já vimos de tantos jeitos que você nem acredita. Pegamos um gatinho com as patas para trás. O gato anda pra frente, então como as patas estavam para trás? Você imagina?”, lamentou a protetora de animais.

Ângela disse que, apesar de chocante, os casos são mais comuns do que podemos imaginar. Por isso, ela pede a conscientização da população. Vale lembrar que maus tratos a animais é crime, passível de detenção de três meses a um ano, além de multa. Se ocorrer a morte do bichinho, a pena ainda pode ser aumentada em até um terço.

A ONG Cão Cuidado Com Amor atende na região do Porto, em Cuiabá. Quem se interessar em ajudar com doações de rações ou serviços veterinários pode entrar em contato com a professora Ângela no telefone (65) 9.9962-2955.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes