Olhe para o céu: Júpiter e Saturno estarão visíveis a olho nu nesta sexta e sábado

Fenômeno poderá ser visto mesmo em cidades grandes, onde a iluminação artificial costuma atrapalhar a observação das estrelas

(Foto: Freepik)

O tempo seco, enfim, vai presentear quem vive em Cuiabá. Nas noites dessa sexta e sábado (28 e 29), vai ser possível observar a olho nu Saturno e Júpiter pertinho da Lua.

De acordo com o professor Marcos Calil, mesmo quem vive em grandes cidades – onde a luz artificial das casas e prédios costuma atrapalhar a observação das estrelas – vai conseguir ver o fenômeno astronômico.

A contemplação não vai depender de nenhum equipamento específico. Basta olhar para cima e pronto! Mas, claro, se você tiver um binóculo vai ter vantagens.

Nesta sexta-feira, basta localizar a Lua no céu e procurar um ponto brilhante próximo. Será o planeta Júpiter.

Já, na noite de sábado, o ponto brilhante que estará próximo da Lua será o planeta Saturno.

Ao longo de todo o mês de setembro, os dois planetas poderão ser contemplados a olho nu, mas nessas duas noites a localização será mais fácil, já que estarão perto da Lua.

Segundo o professor, o interessante é acompanhar o pôr do sol. Cerca de 20 minutos depois dele já será possível fazer a observação. Mas os planetas devem ficar por lá a noite toda.

Gostou da dica? Para saber sobre outros fenômenos astronômicos você pode acessar o canal no YouTube do professor Marcos Calil (http://www.youtube.com/marcoscalil).

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBASA tem mais R$ 282 milhões do Pronampe para empresas de pequeno porte
Próximo artigo“Nós estamos desistindo”, diz dono de loja alvo de bandidos na quarentena