Cidades

Oito em 10 mato-grossenses dependem do SUS para tratamento de doenças

Mulheres são a maioria do público que procura a rede pública e quase a metade do público geral busca atendimento para tratamento

1 minuto de leitura
Oito em 10 mato-grossenses dependem do SUS para tratamento de doenças
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A cada 10 mato-grossenses, oito dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de doenças. Os números são da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nessa sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A dependência da rede pública em Mato Grosso é maior que a média nacional, de sete em 10 brasileiros. 

Conforme a pesquisa, apenas 17,5% da população mato-grossense tinha contratos de plano de saúde. O público restante (88,5%) é considerado de pessoas que procuram o SUS para tratamento. 

Os tipos de estabelecimentos mais procurados na rede pública são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 46,8%. A pesquisa tem por base o ano de 2019. Ela identificou também que 76,2% dos entrevistados haviam se consultado com um médico nos 12 meses anteriores à entrevista. 

As mulheres foram o maior público por gênero a procurar atendimento. Enquanto cerca de 80% delas procuraram atendimento, o público masculino ficou em 70%. 

Os motivos mais recorrentes foram doença ou tratamento de doença (48,2%) e cuidados de rotina, tais como: vacinação, prevenção, check-up médico ou acompanhamento com outro profissional de saúde (25,1%). E quando houve necessidade de internação, 60% foram realizadas pelo SUS. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes