Variedades

Oficina em preparação ao Maual ensina realizadores a armazenar conteúdos audiovisuais

3 minutos de leitura
Oficina em preparação ao Maual ensina realizadores a armazenar conteúdos audiovisuais

Quanto vale uma imagem? O que fazer e como formatar produtos audiovisuais com ferramentas disponíveis (de preferência gratuitas) enquanto um realizador prepara seu projeto? A vida passa pelos olhos e se dilui num story vertical que em 24 horas é dispensado da timeline das redes sociais da moda? Ou há recursos para, não apenas armazená-la, como, também, trabalhar sua decupagem e arquivamento?

Estas serão algumas questões discutidas na Oficina “Diálogo e Memória, Arte e Salvaguarda: Exercícios Audiovisuais”, ministrada pela realizadora audiovisual Valéria del Cueto, entre 09 e 11 de outubro (terça a quinta-feira), das 14h às 18h, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés.

A Oficina, que tem inscrições limitadas e gratuitas através do facebook.com/coxipones, é atividade preparatória para a MAUAL 2018 – 17ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, realizada pelo Cineclube Coxiponés da UFMT. A MAUAL acontecerá entre 15 e 20 de outubro, em duas sessões diárias, às 17h e às 19h30 (exceto na abertura e no encerramento da Mostra, que contarão apenas com programação a partir das 19h30), no Auditório do Centro Cultural.

Valéria del Cueto é fotógrafa,  jornalista e cineasta (diretora cinematográfica e de produção). Desenvolve pesquisas audiovisuais no âmbito do carnaval, atuando como fotógrafa da Bateria da Mangueira. É colaboradora do Getty Images e, no Studio@delcueto de photodesign, produz objetos e peças exclusivas. No youtube mantém o canal del Cueto, onde está concentrada sua produção de vídeos e experimentos.

Planejamento e registro

A proposta da oficina envolve o compartilhamento de experiências de planejamento e registro audiovisual e um exercício de formatação de produtos online visando a criação e sistematização de um acervo digital de conteúdos audiovisuais produzidos por cada realizador. “Diante das inúmeras possibilidades de abordagens proporcionadas a cada lançamento de novas tecnologias, fica uma dúvida: surfar nas ondas das redes sociais ou desenhar linhas de observação e pesquisa audiovisual? Como conseguir manter – e preservar o material online?”, indaga Valéria del Cueto como provocação aos interessados em preservar os conteúdos audiovisuais no contexto da realização digital.

Entre exercícios de planejamento, filmagem, decupagem e armazenamento de conteúdos audiovisuais, a oficina também se propõe a conceber um produto coletivo baseado no uso de tecnologia móvel para registrar e agrupar diferentes visões e interpretações da MAUAL 2018.

Programação Maual

A programação oficial da MAUAL 2018, que além da exibição competitiva e informativa de curtas inclui debates sobre os filmes exibidos, oficinas, reunião de ações cineclubistas universitárias e independentes, pocket shows e performances artístico-culturais será divulgada na quinta-feira, 11 de outubro. Realizada pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a 17ª MAUAL conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, da TV Universidade (TVU UFMT), do projeto ComunicArte UFMT, da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE) e do SEBRAE-MT. As atividades relacionadas à MAUAL integram a Temporada Cultural e Artística UFMT 2018 e a Agenda Cuiabá Tricentenária da PROCEV/UFMT.

Para outras informações sobre a programação oficial da MAUAL 2018, consulte o site www.mostrauniversitariaufmt.com ou siga o Cineclube Coxiponés no Facebook /coxipones e no Instagram @cinecoxipones. Mais informações: (65) 3615-8349 (Thelma Saddi, Produtora Cultural do Cineclube Coxiponés da UFMT).

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes