Cidades

Oficial de Justiça flagrado cobrando propina é afastado do Fórum de Cuiabá

2 minutos de leitura
Oficial de Justiça flagrado cobrando propina é afastado do Fórum de Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O juiz Bruno D’Oliveira Marques, diretor do Foro de Cuiabá, em substituição, determinou o afastamento do oficial de Justiça Francisco Rodrigues da Silva, preso pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) na manhã de quarta-feira (5), acusado de cobrar propina de uma empresária, e abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar a conduta do servidor.

Francisco é acusado da prática de concussão, isto é, exigir vantagem indevida em razão de sua função, uma vez que, segundo denúncia, teria cobrado R$ 2 mil de uma empresária, para alegar à justiça que ela não teria sido encontrada para receber um mandado de intimação. Ele foi preso em flagrante.

De acordo com a portaria, Francisco deve ficar afastado das funções por 60 dias, sendo que o período é prorrogável pelo mesmo prazo, se a diretoria entender que é necessário para finalizar a apuração das infrações.

Francisco também foi obrigado a devolver todos os mandados de intimação que estavam em seu poder.

A medida foi tomada uma vez que a diretoria do Foro entendeu que Francisco, ao exigir a propina, teria violado uma lei estadual e também a Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral de
Justiça, que estabelece:

“Art. 646. Nenhum oficial de justiça do Estado de Mato Grosso, no cumprimento do dever funcional, poderá receber diretamente da parte ou do advogado, a qualquer título, valores financeiros, especialmente dinheiro para o custeio das despesas de condução, constituindo falta grave, punível de acordo com a legislação aplicável, o descumprimento dessa proibição”.

A instalação do procedimento foi comunicada ao presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, e ao corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes