OCDE aprova plano de adesão do Brasil e outros países ao grupo

Organização agora avaliará se as diretrizes apresentadas pelos países interessados cumprem as regras de industrialização

(Foto: Divulgação)

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) concedeu nessa sexta-feira (10) aval para que o Brasil e outros países ingressem no grupo, que reúne as economias mais industrializadas do planeta.  

Na reunião em Paris, a entidade aprovou os “roteiros de acessão” do Brasil e de mais quatro países: Peru, Bulgária, Croácia e Romênia. Esse roteiro representa um plano de adesão apresentado pelo país, que será avaliado por comitês da OCDE nos próximos anos.
“Com a aprovação do ‘roteiro de acessão’, caberá ao Brasil a redação de ‘memorando inicial’ com informações sobre a convergência do país aos instrumentos normativos da organização”, informaram, em comunicado, os Ministérios da Economia, das Relações Exteriores e a Casa Civil. 

Agora, a OCDE examinará se as políticas de cada país cumprem as diretrizes da organização e proporá ajustes, se necessário, até o processo de adesão plena.  

“Na sequência, terá início o exame das políticas e práticas nacionais pelos comitês temáticos da organização. Nessa fase, o Brasil terá a oportunidade de revisitar políticas e iniciativas nacionais à luz das diretrizes e recomendações da OCDE”, esclareceu. 

A entrada definitiva dos países com os planos de adesão aprovados levará pelo menos dois anos. O ingresso na organização dependerá do consenso dos 38 países que compõem a OCDE. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRendimento dos brasileiros caiu 8,7% no primeiro trimestre de 2022
Próximo artigoSubestação em Cuiabá pega fogo e deixa 66 mil sem energia