Observatório nacional registra tremores de terra em Mato Grosso

Tremor foi detectado nas cidades de Juara e Pedra Preta

Foto: Reprodução

O Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB) divulga que recentemente foram registrados dois tremores de terra nas regiões Norte e Sudeste de Mato Grosso.

O primeiro tremor foi detectado em Juara (696 Km Cuiabá), no dia 18 de junho. Quatro estações detectaram a atividade do tipo natural, que atingiu 2,2 graus na escala Richter (utilizada para quantificar a magnitude de um sismo).

Já o segundo tremor foi registrado e detectado por três estações, no dia 20, em Pedra Petra (245 Km de Cuiabá). Neste caso, o tremor atingiu 2,1 graus. Sem intensidade e profundidade, não chega a causar qualquer dano na estrutura de residências, a exemplo.

A Escala Richter é um sistema de medição utilizado para quantificar a intensidade dos terremotos conforme a sua manifestação na superfície terrestre. Seu limite, teoricamente, não existe, mas é comum a convenção de que não haja terremotos que ultrapassem o grau 10.

O primeiro abalo deste ano em Mato Grosso foi detectado em Porto dos Gaúchos (593 Km de Cuiabá) no dia 20 de janeiro. A atividade foi constatada nas proximidades da MT 220 – rodovia que liga Sinop a Juara e atingiu a marca de 2,33 graus na escala Richter (parâmetro que mede a dimensão dos abalos sísmicos).

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAstros de Smallville reagem a acusações contra Allison Mack e seu culto sexual
Próximo artigoSamuel L. Jackson acredita que nova equipe dos Vingadores será formada nos cinemas