Cidades

OAB diz que empurrão a idoso é “uma vergonha para a cidadania” e vai acompanhar o caso

2 minutos de leitura
OAB diz que empurrão a idoso é “uma vergonha para a cidadania” e vai acompanhar o caso
Foto: OAB-MT

A Comissão de Direito do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) vai acompanhar o caso do idoso de 91 anos que foi empurrado dentro de uma agência bancária, na manhã desta sexta-feira (27). O agressor seria um policial civil e as imagens já foram divulgadas. O caso acontece na mesma semana em que a comissão lançou uma campanha contra a violência aos idosos.

O presidente da Comissão, o advogado Isandir Resende, manifestou que ficou extremamente emocionado com o vídeo divulgado na mídia. “É muito forte. Para mim, que trabalho com isso, eu vejo uma cena daquela e é um descontentamento muito grande”, comentou. “É uma vergonha isso para a cidadania e para o estado. Eu vejo que o governo tem que tomar as providências para um caso desse. Ser policial civil não é agir com aquela atitude”, observou.

Segundo informações, o acusado foi identificado como investigador da reserva. A vítima, o senhor Vitalino Xavier Santos, de 91 anos, é sargento aposentado da Polícia Militar. De acordo com Resende, a OAB-MT vai acompanhar o caso, que já foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Civil.

Nesta semana, a Comissão de Direito do Idoso da OAB-MT lançou uma campanha contra a violência, a fim de conscientizar a sociedade e alertar aos idosos.

[featured_paragraph] “A violência, se você for analisar, é abandono, uma violência sexual, física, pela palavra. Então você verifica que existe um monte de atitudes nossa, que praticamos, várias vezes, involuntariamente, e que nós precisamos mudar para que o idoso sinta prazer em ter a vida. Ele trabalhou, deu o estudo, deu o melhor a seus filhos. Nada melhor do que ele chegar na idade e ter o direito de pelo menos ter o respeito”, comentou. [/featured_paragraph]

Uma das ações da OAB foi o lançamento do “violentômetro”, com o qual o idoso consegue mensurar como está sendo tratado. Ao todo são 29 itens que vão desde fazer piada, ignorar, fazer chantagem à xingamentos e agressões físicas. Conforme a “gravidade” é identificada, o idoso é orientado a buscar auxílio.

Para denúncias, a OAB disponibiliza alguns telefones. Anote: 100, 109 (da Polícia Militar) e (65) 3613-9981 (do Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa Idosa).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes