O terço de Francisco para Lula

Perdemos muito com a interrupção desta polêmica pela Copa do Mundo. Ela seria muito saudável e esclarecedora

(Foto: Divulgação/Pixabay)

Não fosse a Copa, talvez tivesse prosseguido a polêmica do terço  que o papa Francisco teria enviado ao ex-presidente Lula, ora cumprindo pena de prisão em Curitiba. Perdemos muito com a interrupção desta polêmica. Ela seria muito saudável e esclarecedora. Quem sabe o assunto volte depois da Copa.

Polêmica veio do Francês polemique, mas seu étimo remoto é o Grego polemiké, redução de  polemiké tékhne, a arte da guerra. Todavia, o verbo grego polemizein tem o significado de mexer, sacudir, exercitar-se, não ficar parado. Não fiquemos, então, parados nos lugares-comuns a que nos levam as pautas da mídia, que tratou de tudo com muita superficialidade, inclusive de terço e de rosário  como se fossem uma coisa só. 

Logo no início do terço ou do rosário, depois de rezado o creio em deus pai (em Latim, credo), havia mais um padre-nosso,  seguido de uma série inicial de três ave-marias, e de uma conta adicional para a pequena oração do glória. Um padre-nosso é rezado no início de cada conjunto de dez contas, sempre finalizadas com um novo glória. No caso do rosário, perfaz um total de 169 pequenas contas. No caso do terço, este número cai para 59 contas. Conta tem dezenas de significados no Português, mas, neste caso, designa a pequena peça de madeira, de cerâmica, de vidro, de plástico ou de outro material, furada no centro para que se possa enfiar ali a corda, fio ou barbante que fará do conjunto um terço ou rosário.

O terço tinha cinquenta e três ave-marias e seis padre-nossos, ao final dos quais era rezada, para encerrar, a salve-rainha (Salve Regina, em Latim). Em geral, o conjunto das contas, no terço como no rosário, traz uma cruz (ou crucifixo) e uma medalha de Nossa Senhora. Em resumo, o terço e o rosário começam com um creio em deus pai e terminam com uma salve-rainha, nomes das orações que abrem e fecham o terço.

Bem, era assim até 2002, quando o então papa João Paulo II acrescentou mais cinquenta ave-marias e outros cinco mistérios, designando-os luminosos. Agora o terço não é mais um terço. Embora permaneça com este nome, o terço agora é um quarto. E quatro também são os conjuntos de mistérios: gozozos, dolorosos, gloriosos e luminosos.

Como se vê, há mais complexas sutilezas nos assuntos católicos. Mas vivemos um tempo em que tudo nos é dado muito rapidamente e, como exemplificou o artista francês Auguste Rodin, em 1904, com sua conhecida escultura O Pensador,  é preciso parar para pensar, não apenas diminuir a velocidade. Afinal, o pensador que ele imaginou e representou em bronze  está sentado e pensativo. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS