O sucesso da primeira impressão

Por Francisney Liberato

Todos nós queremos ser bem-sucedidos perante as pessoas que nos rodeiam. Ter uma comunicação aberta proporcionará uma boa impressão para os outros, possibilitando maiores chances para o nosso sucesso.

Ninguém aprecia estar perto de pessoas negativas, tristes, deprimidas, pessimistas e que não desejam alcançar novos desafios.

Todos nós queremos e necessitamos estar próximos de pessoas otimistas, felizes, alegres, que têm objetivos definidos de vida e que almejam crescer a cada dia.

Já dizia o ditado popular que “a primeira impressão é a que fica”. Andei refletindo a respeito desse ditado e tive uma maior compreensão e entendimento a respeito dessa primeira impressão. Entendi que nós devemos nos esforçar, constantemente, para ser bem-sucedidos numa primeira comunicação com alguém.

Muitas pessoas, quando me veem pela primeira vez, têm a impressão de que eu sou uma pessoa séria, ou que leva uma vida muito dura. Mas por eu me conhecer bem, eu digo que sou uma pessoa alegre, divertida, focada e criativa.

Porém, o que vale é a primeira impressão. Não adianta nada olhar para dentro de mim mesmo e entender que sou diferente do que o outro me enxerga. Reconhecer que eu preciso melhorar a minha primeira impressão é fundamental.

Como parte do meu aprendizado e com intuito de disseminar o conhecimento, indico para todos algumas dicas relevantes para aprimorar a primeira impressão.

Sorria sempre. O sorriso é uma ferramenta que desarma qualquer tipo de má intenção que possa provir daquele com quem estamos nos comunicando. Por intermédio do sorriso, é transmitida a impressão de que somos abertos e acessíveis a comunicar-se positivamente.

Chamar o interlocutor pelo nome. Como é bom estarmos do lado de pessoas que nos chamam pelo nosso nome! Chamar um indivíduo pelo nome demonstra que ele é único, que ele é ímpar e merecedor da sua atenção.

Cumprimente a pessoa de forma respeitosa. Aqui, varia do lugar e cultura. Se é de praxe cumprimentar o outro com dois beijos no rosto, faça isso; se for apenas um aperto de mão, assim você deverá agir. Quando cumprimentamos a pessoa de acordo com a forma com que deve ser tratada, dá abertura para um diálogo aberto, simples, objetivo, com o intuito de se comunicar.

Olhe nos olhos dos indivíduos. Como estamos tratando da primeira impressão, o olhar nos olhos da pessoa demonstra que estamos abertos, que somos verdadeiros e sinceros para com o interlocutor.

Nem sempre percebemos o quanto temos falhado no trato da primeira impressão. Às vezes fazemos as coisas sem ao menos pensar, já que se relacionar é intuitivo. Uma possibilidade que temos para melhorar isso é mediante o autoconhecimento ou a autoavaliação. Também é possível pedir que alguém confiável e próximo observe as nossas atitudes e nos dê um feedback.

Todos nós buscamos sucesso e queremos sempre crescer mais e mais. E para obter o sucesso é indispensável que tomemos como base da nossa vida essa nova forma de causar um impacto positivo, com uma boa impressão na vida das pessoas com as quais nos relacionamos.

É importante que se diga que passar uma boa impressão a outras pessoas nos mantém próximas de relacionamentos e melhora a nossa reputação. É melhor termos pessoas que falem bem a nosso respeito do que indivíduos que falem mal sobre os nossos comportamentos e atitudes.

Eu quero a partir de hoje aperfeiçoar a minha primeira impressão no relacionamento com os seres humanos. Parece fácil, mas digo que não é. Para conseguir o sucesso de ter uma boa impressão é indispensável que treinemos bastante. E você, aceita esse desafio?

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador, Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência” e “A arte de ser feliz”.

http://www.francisney.com.br
Saiba mais sobre o autor: CLIQUE AQUI.
@francisneyliberato

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPai escuta gritos de socorro e consegue salvar filha de estupro
Próximo artigoVai fazer o Enem? Professores da UFMT criaram um cursinho e as aulas são online

O LIVRE ADS