O que você comemora no Natal?

Foto: Gerd Altmann/Pixabay

Há quem celebre as festas em família, as férias, a chegada do Papai Noel, o nascimento do Menino Jesus; porém, não há como negar que algo acontece conosco nesse período, o final do ano provoca emoções em quem quer que seja, religioso ou não.

Natal significa nascimento. Mas, quem vai nascer nesse dia 25 de dezembro?

E não me refiro a resposta óbvia a essa pergunta, mas a direciono pergunta para cada um de nós. Não sabemos como será o próximo ano que se aproxima, mas podemos saber quem nós vamos querer ser nesse ano, – porque isso está ao nosso alcance. Temos a chance de nascer de novo junto com o Menino Jesus. Mas, para algo novo nascer, algo velho precisar perecer.

Chesterton nos diz que: “O Natal é feito de um belo e intencional paradoxo; que o nascimento do desabrigado deve ser comemorado em todos os lares.”. O mundo é feito de infinitos paradoxos, mas, é incrível parar para refletir especificamente sobre esse. O Natal é o ponto onde os extremos de encontram: O Criador supremo se fazer a menor das criaturas.

É impossível ter a dimensão do tamanho disso tudo, mas não há como negar que esse dia mexe com todos nós – de um jeito ou de outro.

Eu desejo que com essa bela imagem no coração possamos ser capazes de observar pelo menos duas coisas nesse Natal: O nascimento e a trégua.

Quando nasce um bebê, toda raiva, dúvida e incerteza fica para trás por um estante – é como se todos os problemas entrassem em uma trégua, como se fossem adiados. Temos essa chance nesse Natal, uma trégua com nossos parentes e amigos –  uma trégua dos nossos problemas e medos.

E, é a nossa oportunidade de nascer de novo; de começar a viver a vida que fomos chamados para viver.

E por fim, encerro com essa belíssima reflexão: “Muitos homens quiseram ser reis. Muitos reis quiseram ser deuses. Mas, só Deus quis ser homem”.

Um feliz e Santo Natal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEx-prefeito de Cuiabá assume diretório do PTB em São Paulo
Próximo artigoVLT: Medeiros quer devolução de dinheiro