A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, teria ligado recentemente para o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para questionar sobre a situação dos plantios irregulares de soja no Estado.

Ao telefone, ela se mostrou preocupada, pois as propriedades que estão cultivando a oleaginosa colocariam em risco todo o ciclo da próxima safra, devido à possibilidade de ocorrer o que os pesquisadores chamam de “ponte-verde” para a proliferação de pragas.

Outro problema levantado pelos pesquisadores e pela ministra é a perda de eficiência dos fungicidas para o controle da ferrugem-asiática da soja, devido à alta variabilidade do fungo.

Nos bastidores, a ministra teria sinalizado inclusive com a possibilidade de envio de recursos emergenciais para a destruição das lavouras, caso necessário.

Procurado pelo LIVRE, Mendes ainda não se pronunciou. No entanto, à reportagem o presidente do Indea, Tadeu Mocelin, confirmou o telefonema e limitou-se a dizer que “a ministra queria saber o que estava acontecendo”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes