O presente dos sonhos: associação promove campanha emocionante em Cuiabá

Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 680 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso

(Foto: Reprodução)

Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê que Mato Grosso pode registrar 680 novos casos de câncer de mama em 2019. Desses, 220 devem se concentrar somente em Cuiabá.

A taxa corresponde a 69% da população, a cada 100 mil mulheres. Dessa forma, a Capital mato-grossense supera cidades como Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

Pensando nesses números a Associação MTMamma – Amigos do Peito promoveu uma ação emocionante em um shopping de Cuiabá. A produção do vídeo foi realizada pela Agência Nova/SB, de forma solidária.

A pergunta era simples: “Se você pudesse escolher o presente dos sonhos, o que escolheria?”.

Auto exame

A campanha lembra que algumas coisas não têm preço. O Objetivo é difundir a necessidade dos exames que possibilitam descobrir do câncer de mama ainda no início.

Faz parte de uma série de ações do “Outubro Rosa” que serão promovidas pela entidade, hoje, considerada a maior rede de apoio às vítimas de câncer de mama – com 10 anos de trabalho.

Presidente da associação, Cleuza Dias já foi vítima do câncer de mama. Segundo ela, mais de 70% das mulheres que chegam à Associação relatam ter suspeitado da doença após o autoexame.

“Embora alguns médicos não recomendem, eu acho fundamental. A mulher tendo alguma suspeita, alguma dúvida, ela vai procurar um médico. O autoexame não substitui o médico nem o exame de imagem, mas é um fato: é o primeiro alerta”, destacou.

Os sintomas, em geral, são vermelhidão, inchaço ou nódulo encontrado na axila e na região da mama. Alterações no formato dos mamilos e das mamas e o enrugamento da pele também podem indicar câncer.

MT Mamma

Segundo Cleuza, a MT Mamma recebe novas pessoas em busca de apoio diariamente. Atualmente, a rede soma mais de 300 vítimas de câncer assistidas.

No local, as mulheres têm acesso à oficinas, como artesanato, aulas de reiki, yoga, hidroginástica e dança do ventre.

Além disso, também podem participar de um grupo psicoterápico ou fazer terapias individuais. A MT Mamma também conta com um banco de perucas.

Para quem desejar buscar apoio ou informações, a MT Mamma funciona na Rua Amâncio Pedroso de Jesus Neto, nº 9, no bairro Jardim Petropolis, em Cuiabá.

O atendimento é realizado de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado, o atendimento é até às 11h. O telefone é (65) 3052-8758.

Outubro Rosa

O lançamento oficial do Outubro Rosa é realizado pela MT Mamma neste domingo (6). O evento ocorre no Parque das Águas, a partir das 18h.

Confira a programação da MT Mamma para a 10ª campanha do Outubro Rosa:

Como você se sentiu com este conteúdo?

loading spinner

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.