O Melhor Lance

Cinema Paradiso, Malèna e A lenda do Pianista do Mar: o que esses três filmes possuem em comum?

Todos foram dirigidos pelo italiano Giuseppe Tornatore, que dispensa apresentações para os fãs de cinema. Só que o filme homônimo ao título deste artigo, até o momento, foi pouco comentado e, na verdade, eu o encontrei por acaso ao procurar pelo nome do diretor em uma plataforma de streaming.

Foi uma grata surpresa, porque eu apertei o play não sabendo nada sobre o filme e fui capturado por uma história muito original, com mistérios e reviravoltas. É o tipo de filme que o spoiler é, de fato, muito negativo para quem assiste.

Somos apresentados a Virgil Oldman, um homem que respirava o mundo das artes, seja como consultor, colecionador ou responsável por leilões de obras. Ao mesmo tempo, vemos um homem profundamente solitário, que só tira a luva para tocar uma obra e se mostra incapaz de se conectar com as pessoas. Até que se vê diante de uma misteriosa mulher que o contrata para avaliar e vender suas obras de arte.

Conforme o filme avança, vemos uma história ágil, belíssimas imagens e uma trilha sonora, como de costume, magnífica! Vale a pena conferir.

O final do filme genuinamente me surpreendeu. Estamos acostumados a ver, ao final de um filme de mistério, uma clara explicação do que aconteceu. Muitas vezes é até um personagem que explica o que se passou. Os entendidos de cinema dizem que isso é um roteiro “preguiçoso”. Há uma máxima na arte de contar uma história no cinema: “Show! Don’t tell” ou seja, “Mostre! Não conte”.

É o que esse filme faz: ele não conta nada, apenas mostra.

Ao final desse filme, eu fiquei esperando alguém me contar o que aconteceu, mas apenas os créditos e a música de Ennio Morricone me consolavam enquanto eu recapitulava tudo para tentar juntar as peças que o filme deixou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem tenta fazer compra e descobre que “está morto” desde 2012
Próximo artigoFim do embargo chinês deve aliviar os preços da carne bovina no balcão