O feriado não é para todos: saiba o que abre e fecha no Carnaval

Este ano não terá a folia de Momo. Mas, como ficam os serviços públicos e privados?

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Uma das principais festas da cultura brasileira está chegando, o carnaval e apesar de muitos acharem que a data é feriado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) esclarece que não.

“Realmente muitas pessoas possuem essa dúvida, por isso é importante dizer que o carnaval não é feriado federal, nem estadual no caso de Mato Grosso e nem municipal como é o caso de Cuiabá. Por questões culturais e costumes instituídos no Brasil, muitos acreditam que seja”, afirma o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

O que pode confundir é que existem decretos dos governos Federal, Estadual e Municipal que historicamente durante o período de carnaval decretam a data como ponto facultativo, mas esses decretos têm como foco principal o funcionalismo público, onde a maioria opta em não abrir as portas dos órgãos públicos, exceto os considerados como serviços essenciais, além disso, os bancos também não abrem as agências para atendimento ao público.

Já o comércio pode optar em abrir as portas, assim como se fosse um dia normal, pois não existe objeção por lei e nem ônus trabalhista por Convenção Coletiva de Trabalho.

Sobre a abertura das lojas, o superintendente orienta a importância do planejamento na hora de abrir. “Gerar ações que possam atrair clientes durante esse período, tais como promoções e descontos podem trazer bons resultados”, disse.

Bancos

Os bancos, segundo nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estarão fechados na segunda (28/02), terça (01/03) e voltam a funcionar a partir das 11h de quarta-feira de cinzas.

Governo do Estado

Conforme o Decreto n° 1.213, o período de carnaval é considerado ponto facultativo nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso, sem o comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

Governo Municipal

Da mesma forma, a Prefeitura de Cuiabá, através do Decreto nº 1.213, de 27 de dezembro de 2021, até o presente momento estabelece o período como ponto facultativo, sendo que a decisão não se aplica aos serviços e atividades considerados essenciais.

Contudo, a pedido da CDL Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro está analisando a possibilidade de se manter expediente nas repartições municipais.

Shoppings Centers

Já os Shoppings da capital abrirão todos os dias nos horários normais, ou seja, das 10 às 22h, com exceção do domingo, onde o funcionamento é das 11h às 22h para a praça de alimentação, lazer e cinema e das 14h às 20h para as lojas.

CDL Cuiabá

A CDL Cuiabá funcionará normalmente, tanto a sede quanto os postos de atendimento.

(Informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorServidora exonerada do Ganha Tempo volta a dizer que Seplag pressionou servidores a mentir para delegado
Próximo artigo68 cabeças de gado boliviano sem procedência são abatidas em MT