O consenso só tem um tom

Finalmente, assisti ao último filme da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, o romance erótico que causou furor entre as mulheres do mundo. Sinto informar aos intelectuais de plantão: sou fã da série.
Eu sei, eu sei, parece uma contradição.
Por um lado, vivo sonhando com a igualdade entre homens e mulheres por todos os cantos: na casa, na cozinha, na educação dos filhos e no trabalho.
Por outro, fico encantada com um enredo de amor sadomasoquista?
Como assim?
Pois é, antes que alguém fale que a história é uma afronta à era do movimento #metoo, porque insinua que é ok um homem bater numa mulher, vou esclarecer: se conhecer o romance até o fim, verá que a história está longe de ser tão simples.
No começo, Christian, o jovem milionário dominador, bem que tenta atrair a inocente Anastasia para seu estilo de vida. E temos a impressão de que, sim, é uma via de mão única e só o homem manda, desmanda e tem o poder. Como nos velhos tempos.
Mas Ana, a protagonista que começa ingênua, conquista seu espaço e se impõe ao longo do enredo. Ela consegue tudo o que deseja do então controlador: não só no quarto, mas em todos os outros lugares. Ana consegue o romance com flores que sempre almejou.
A obra mostra um caminho de redenção e cura. Christian Grey, que teve um início de vida traumático, consegue, enfim, libertar-se através do amor que sente por Ana. A cena mais marcante é no segundo livro, quando Grey diz: “Eu te amo”. As três palavras mágicas que o desprendem de um passado sombrio.
Já para Ana, sua atitude mais importante é o consenso. O “sim” de Ana é o que faz com que essa história não seja contra as feministas e o movimento #metoo. O “sim” de Ana significa que, se houver consentimento, o que acontece entre quatro paredes cabe apenas ao casal. Sem julgamentos.
Para mim, a trilogia encantou a nós, mulheres, porque adoramos histórias de amor. Se for picante, então, melhor. E mostra que, mesmo depois de todas as nossas lutas, ainda suspiramos com a ideia de um príncipe encantado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAneel aprova reajuste médio de 16,9% nas tarifas da CPFL
Próximo artigoPoliciais apreendem armamento que seria utilizado para ‘escoltar’ drogas

O LIVRE ADS