Nubank: vale a pena investir no IPO do banco de 70 bilhões de dólares?

Imagem: investidores brasil

O IPO do Nubank, também conhecido como NuConta, promete abalar o mercado financeiro e ser um dos investimentos mais badalados e em alta dos últimos anos. Após anunciar a abertura de capital, que se dará na bolsa de valores americana, a empresa conseguiu gerar ainda mais polêmica do que quando anunciou a cantora Anitta como sócia e garota propaganda. 

A empresa avaliada em 70 bilhões de dólares instiga investidores que questionam como ela atingiu um valor de mercado tão alto, sendo que há pouquíssimo tempo, dava prejuízos milionários. O fato é que a Nubank dispõe de um planejamento muito bem traçado e o convite para Anitta entrar na sociedade faz parte disso, especialmente por ser a artista com a maior presença internacional. Porém, a instituição reconhece que era necessário ter construído antes uma história entre ela e a educação financeira. 

Imagem: investidores brasil

Nubank e os prejuízos

Por ter iniciado como uma startup, é ‘natural’ que ela sofra com bastante prejuízos. Alguns investidores chegam até a reclamar quando elas dão lucro, isso porque o foco do investidor é o equity, ou seja, o quanto essa empresa valerá no futuro, com um pensamento a longo prazo. Por isso, eles não estão preocupados se no mês que eles vão receber lucro. Para esse tipo de investidor, o prejuízo é um alto risco e ele encara isso como algo natural, já que está havendo um investimento pesado no crescimento da empresa.

De forma estratégica, o Nubank ou NuConta, deu lucro pela primeira vez em sua história, pouco tempo antes do IPO. Claramente, isso não é uma coincidência, mas sim uma estratégia muito bem consolidada. A finalidade é mostrar aos investidores, tanto estrangeiros quanto brasileiros, que eles conseguem ter uma operação com saldo positivo. 

IPO do Nubank não vai ser na B3

A escolha do Nubank em não fazer o IPO na B3 tem dois motivos principais. O primeiro deles é que o investidor internacional, especialmente os americanos, estão acostumados a investir em empresas que dão prejuízo, isso porque a cultura das startups já está bem consolidada. 

O segundo principal motivo é mais simples, a Nubank não quer dominar o mercado brasileiro, ela quer dominar o mundo! Eles possuem um modelo que foi criado para ser replicável em outros países e também escalável. Isso significa que a sua estrutura tanto de pessoas quanto de tecnologia não precisa crescer na mesma proporção do número de clientes deles. 

Vale a pena entrar no IPO do Nubank?

É um pouco complicado conseguir definir se o valor de 70 bilhões é ou não real ou justo. Até mesmo os melhores especialistas já erraram a respeito desse assunto. Aqui é importante ressaltar que o mundo dos investimentos é muito complexo por um simples motivo: cada pessoa é um indivíduo diferente. 

A partir disso, cada investidor tem um objetivo, uma meta e um motivo diferente para o qual quer aplicar o seu dinheiro. Depois de analisar todos esses fatores, o importante é saber se investir no Nubank será vantajoso ou não para você e seus objetivos. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMudando a comunicação com a neurolinguística
Próximo artigoPedido de cassação