Brasil

Novo golpe: bandidos têm usado números 0800 para se passar por centrais de bancos

Caso a vítima entre em contato usando o 0800 da mensagem falsa, eles pedem dados bancários para efetuar a fraude

2 minutos de leitura
Novo golpe: bandidos têm usado números 0800 para se passar por centrais de bancos
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Quadrilhas especializadas em golpes têm uma nova tática para enganar as pessoas e roubar números de cartões de crédito e tokens de autenticação para operações financeiras: o uso de números 0800 para conferir credibilidade para a conversa.

A afirmação de que esses mecanismos passaram a ser usados por golpistas é de especialistas da Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital.

De acordo com eles, o golpe é iniciado com mensagens maliciosas via SMS, enviadas por um número curto, ou chamados shorts-codes.

Caso a vítima entre em contato usando o 0800 da mensagem falsa, os criminosos solicitarão a confirmação da conta e agência (para roubá-la), e questionarão se o correntista tem alguma autenticação temporária ativada. Em caso afirmativo, será solicitado o código de ativação para que os criminosos possam concretizar as fraudes.

A conversa ainda se prolonga mais um pouco, pois a mensagem SMS falsa avisa sobre uma suposta transação não autorizada. O criminoso se aproveita disso para informar a vítima que vai cancelar os cartões da conta e pede o número do cartão de crédito.

Na simulação feita na investigação da Kaspersky, o falso atendente ainda insistiu para o analista informar o endereço para retirada do cartão “cancelado”, já que o número do cartão não foi informado.

“Não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes são um canal usados exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. Isto mostra o quanto as fraudes estão refinadas. A má notícia é que não é possível bloquear esse tipo de artimanha, já que números 0800 e short-codes são ferramentas legítimas de comunicação. Novamente, o conhecimento sobre o golpe é a melhor prevenção”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes