Cidades

Novo ensino médio estará disponível para 62 escolas estaduais em MT neste ano

Candidatos poderão escolher no processo de matrículas quais áreas de conhecimento pretende concentrar sua formação

2 minutos de leitura
Novo ensino médio estará disponível para 62 escolas estaduais em MT neste ano

O novo modelo de ensino médio será implantado em 62 duas escolas estaduais em Mato Grosso neste ano. As unidades estão distribuídas por 25 municípios – sendo seis delas em Cuiabá – e vão ter aulas em tempo integral.  

Também serão implantados projetos pilotos com tempo parcial em seis municípios, dentre os 25 listados, e de ensino técnico em outros 10.  

Os estudantes candidatos a essas escolas deverão, no processo de matrículas, escolher em qual área pretendem aprofundar conhecimento, para atividades mais detidas no assunto.  

O programa ganhou em Mato Grosso o nome de “A Trilha de Aprofundamento”.  

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ele será desenvolvido de acordo com as habilidades em ciências da natureza (biologia, física e química), linguagens (português, inglês, educação física e arte), ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, sociologia e filosofia), matemática e educação profissional tecnológica. 

O estudante poderá optar por adicionar uma trilha integrada com duas áreas do conhecimento, por exemplo: ciências humanas e matemática, ou linguagens e matemática, dependendo do que for disponibilizado por cada escola. 

As matrículas para os novos alunos começam na segunda (10) nas escolas estaduais em Cuiabá, e no período de 11 a 14 de janeiro de 2022, nas escolas dos demais municípios. 

Tanto a matrícula como a seleção da área de conhecimento, devem ser feitas  no Portal Matrícula Web 2022. 

O que é o novo ensino médio? 

O modelo de ensino com direcionamento para uma área de conhecimento foi instituído pela lei federal nº 13.415 de 2017. A mudança pela reestruturação do programa de ensino ainda em vigor. 

Além do novo modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, houve a ampliação no tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais. 

O Novo Ensino Médio tem o princípio integração das escolas pelo país à Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é proporcionar ao estudante uma formação técnica e profissionalizante, tendo como objetivo garantir uma educação de qualidade.  

Ele começa a ser implementado em Mato Grosso a partir deste ano para os alunos do 1º ano. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes