Novo ensino médio estará disponível para 62 escolas estaduais em MT neste ano

Candidatos poderão escolher no processo de matrículas quais áreas de conhecimento pretende concentrar sua formação

O novo modelo de ensino médio será implantado em 62 duas escolas estaduais em Mato Grosso neste ano. As unidades estão distribuídas por 25 municípios – sendo seis delas em Cuiabá – e vão ter aulas em tempo integral.  

Também serão implantados projetos pilotos com tempo parcial em seis municípios, dentre os 25 listados, e de ensino técnico em outros 10.  

Os estudantes candidatos a essas escolas deverão, no processo de matrículas, escolher em qual área pretendem aprofundar conhecimento, para atividades mais detidas no assunto.  

O programa ganhou em Mato Grosso o nome de “A Trilha de Aprofundamento”.  

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ele será desenvolvido de acordo com as habilidades em ciências da natureza (biologia, física e química), linguagens (português, inglês, educação física e arte), ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, sociologia e filosofia), matemática e educação profissional tecnológica. 

O estudante poderá optar por adicionar uma trilha integrada com duas áreas do conhecimento, por exemplo: ciências humanas e matemática, ou linguagens e matemática, dependendo do que for disponibilizado por cada escola. 

As matrículas para os novos alunos começam na segunda (10) nas escolas estaduais em Cuiabá, e no período de 11 a 14 de janeiro de 2022, nas escolas dos demais municípios. 

Tanto a matrícula como a seleção da área de conhecimento, devem ser feitas  no Portal Matrícula Web 2022. 

O que é o novo ensino médio? 

O modelo de ensino com direcionamento para uma área de conhecimento foi instituído pela lei federal nº 13.415 de 2017. A mudança pela reestruturação do programa de ensino ainda em vigor. 

Além do novo modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, houve a ampliação no tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais. 

O Novo Ensino Médio tem o princípio integração das escolas pelo país à Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é proporcionar ao estudante uma formação técnica e profissionalizante, tendo como objetivo garantir uma educação de qualidade.  

Ele começa a ser implementado em Mato Grosso a partir deste ano para os alunos do 1º ano. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMato Grosso ganhará quatro novos hospitais regionais
Próximo artigoRocha desaba sobre barcos de turistas em Capitólio, Minas Gerais