Mato Grosso

Novo edital do Mais Médicos abre 96 vagas em 53 municípios mato-grossenses

2 minutos de leitura
Novo edital do Mais Médicos abre 96 vagas em 53 municípios mato-grossenses
Médicos cubanos - Arquivo/Agência Brasil

O novo edital do programa Mais Médicos foi publicado nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União. Nele, constam o chamado para 96 vagas em 53 municípios mato-grossenses. O edital foi idealizado para preencher as vagas que antes, eram ocupadas por médicos cubanos.

O Ministério da Saúde Pública de Cuba, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), comunicou o rompimento do acordo de cooperação no Mais Médicos no dia 14 deste mês, por considerar abusivos comentários do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Há dois dias Bolsonaro voltou a dizer que médicos cubanos são escravos da ditadura.

Nessa segunda-feira (19), o Ministério da Justiça brasileiro já havia anunciado que seriam ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas em todo Brasil. A publicação do edital nesta terça-feira (20), foi definida pelo governo federal no esforço de assegurar assistência nos locais onde estavam os profissionais cubanos.

Em Mato Grosso foram abertas 96 vagas para substituição dos médicos cubanos ativos que estavam atuando em municípios – alguns de extrema pobreza – e aldeias. Confira o número de vagas e os municípios disponíveis:

AGUA BOA2
ALTA FLORESTA1
ALTO ARAGUAIA1
ALTO BOA VISTA1
ALTO TAQUARI2
APIACAS1
BARRA DO GARCAS1
BOM JESUS DO ARAGUAIA2
BRASNORTE1
CACERES3
CANARANA3
CHAPADA DOS GUIMARAES2
CLAUDIA1
COLIDER2
COLNIZA5
CONFRESA1
COTRIGUACU2
CURVELANDIA1
DIAMANTINO1
GUIRATINGA1
JUARA2
JUINA1
LUCIARA1
VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE2
MARCELANDIA2
MIRASSOL D’OESTE2
NORTELANDIA1
NOVA NAZARE1
NOVA SANTA HELENA1
NOVA BRASILANDIA1
NOVA CANAA DO NORTE2
NOVA MUTUM2
NOVA OLIMPIA3
NOVA XAVANTINA1
PARANAITA1
PARANATINGA1
NOVO SANTO ANTONIO1
PEIXOTO DE AZEVEDO4
PONTES E LACERDA3
PORTO ALEGRE DO NORTE1
PORTO ESPERIDIAO2
PORTO ESTRELA1
RESERVA DO CABACAL1
RIBEIRAOZINHO1
SAO JOSE DO POVO1
SAO JOSE DO XINGU1
RONDONOPOLIS1
TANGARA DA SERRA15
TESOURO1
VARZEA GRANDE1
VILA RICA2
NOVA MARINGA1
NOVA MONTE VERDE1

Remuneração

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.

Como há vagas em áreas distantes, será repassada ajuda de custo para o médico que solicitar. Além do requerimento, o profissional deverá anexar comprovantes de residência no local.

Inicialmente, estão abertas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país. Os profissionais podem se inscrever no site maismedicos.gov.br.

O Ministério da Saúde estima que no próximo dia 27 haverá a abertura de nova chamada para os médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros.

A previsão é de que um grupo comece a trabalhar no próximo dia 3 de dezembro. Nessa segunda-feira (19) o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que a preocupação é garantir a chegada imediata dos profissionais nos locais em que haverá vagas.

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes