Mato Grosso

Novelli é eleito presidente do TCE-MT via “acordão” de conselheiros

Novelli chega novamente ao comando do tribunal meses após ser reintegrado, sob andamento de processo judicial de propina

1 minuto de leitura
Novelli é eleito presidente do TCE-MT via “acordão” de conselheiros
(Foto: Reprodução/Tony Ribeiro/TCE-MT)

O conselheiro José Carlos Novelli foi escolhido presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quarta-feira (3), em uma votação de acordo. Ele recebeu voto a favor de todos conselheiros titulares e vai comandar tribunal entre 2022 e 2023. 

O cargo de vice-presidente ficou com o conselheiro Valter Albano. Ambos voltaram a integrar o pleno do TCE neste ano, após quase quatro afastados por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Eles são investigados por suposto recebimento de propina no governo de Silval Barbosa (2010-2014) para aprovar as contas da Copa do Mundo de 2014, cujas as principais obras entraram em inquérito policial por indícios de corrupção. 

LEIA TAMBÉM

Será a terceira vez que José Carlos Novelli ocupa o cargo de presidente do Tribunal de Contas. O último mandato foi exercido entre 2012 e 2013 e o primeiro em 2001, por escolha do então governador Dante Martins de Oliveira (morto em 2006). 

Desta vez, a eleição ocorreu por acordo entre os titulares do pleno. No fim de setembro, o atual presidente Guilherme Maluf anunciou uma estratégia informal da eleição que evita a concorrência. 

O combinado foi que a cada período de encerramento de mandato os conselheiros titulares, únicos com direito a voto, se reúnam para negociar o consenso em torno de um nome. O escolhido da vez foi Novelli. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes