15 de abril de 2026 14:42
Leis e JustiçaMato GrossoPolítica

Nova lei de MT garante detalhamento de energia solar na fatura de consumidores

Energia solar
Foto de Redação
Redação

O Governo do Estado sancionou a Lei nº 12.202/2023, de autoria do deputado estadual Fabio Tardin, “Fabinho” (PSB), que dispõe sobre informações obrigatórias a serem inseridas na conta de energia elétrica, dos consumidores com microgeração ou minigeração de energia solar, em Mato Grosso.

Segundo o deputado, o projeto visa proporcionar maior transparência na prestação de contas aos consumidores por parte das empresas que comercializam e distribuem energia elétrica no Estado.

“Agora os consumidores de energia solar terão mais clareza e transparência em suas contas, sendo informados sobre a quantidade de energia injetada na rede, o que foi utilizado no mês e o crédito disponível. Isso vai ajudar a tomar decisões mais acertadas e incentivará a busca por essa fonte de energia limpa e renovável, preservando o meio ambiente”, destacou o deputado.

Ainda de acordo com a Lei, as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica, deverão inserir na conta dos consumidores geradores de energia solar, de forma clara e detalhada, o histórico dos últimos 12 meses de cada unidade consumidora, contendo:

“I – a quantidade de energia solar ativa injetada na rede; II – a quantidade de energia utilizada do crédito a cada mês; III – o saldo residual, correspondente a cada mês, de energia para fins de compensação de energia elétrica (SCEE)”, diz trecho do documento.

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Câmeras do Vigia Mais MT flagram comércio de drogas e levam à prisão de suspeito no Cidade Alta

Operadores do Ciosp identificaram cinco indivíduos em atividade suspeita; ação coordenada com o 10º BPM resultou na apreensão de entorpecentes na capital
Crônicas Policiais

​Procon-MT apreende produtos vencidos em Confresa e notifica comércios no Araguaia

Operação percorreu três municípios para fiscalizar supermercados e lojas agropecuárias; irregularidades em açougues e falta de clareza em promoções foram os principais alvos
Crônicas Policiais

Justiça condena homem que matou ex-atleta de vôlei em Cuiabá

Crime foi cometido após emboscada e terminou com três disparos
Política

Primeira mulher indígena assume vaga na ALMT, mas ficará apenas 30 dias no cargo

Mandato ocorre dentro de sistema de rodízio entre parlamentares