Os membros da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), a maior entidade representativa do setor da comunicação em toda a América Latina, reelegeram o empresário e publicitário Álvaro de Carvalho (Soul) a presidente da associação em Mato Grosso. Nesta nova etapa, a diretoria ainda contará com Ziad Fares (da ZF) e Gustavo Vandoni (FCS).
Em 2019, a ABAP completa 70 anos em atividade. A associação é co-fundadora do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), do Instituto Palavra Aberta de Liberdade de Expressão, do Fórum de Produção Publicitária e do Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC).
Em Mato Grosso a entidade lançará o manual de boas práticas de gestão para agências (protocolo de Compliance), elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, ainda no primeiro semestre, em um evento no TCE-MT, e também dará continuidade a importantes iniciativas como o Observatório da Comunicação, que fiscalizará contratos públicos de publicidade e acompanhará os processos judiciais que envolvem o tema.
Nos últimos quatro anos a propaganda mato-grossense cresceu cerca de 38% e fortaleceu sua posição de destaque conquistando premiações importantes no Brasil e no Exterior, algo inédito na história da atividade no estado. As agências associadas à ABAP detêm 78% de todo investimento publicitário no Estado.