Cidades

Nova chance: presos pintam escola e participam de cursos

Ação faz parte do projeto ‘Urbaniza Colniza’ e dá oportunidade de ressocialização dos detentos

1 minuto de leitura
Nova chance: presos pintam escola e participam de cursos
(Foto: Sistema Penitenciário/Divulgação)

As paredes, corredores e salas de aula da Escola Estadual Bernadino Gomes da Luz, em Colniza (1.065 km de Cuiabá) estão renovadas e com pintura nova. A restauração só foi possível com a mão de obras de presos da cadeia pública.

A ação faz parte do projeto ‘Urbaniza Colniza’ e dá oportunidade de ressocialização dos detentos. O trabalho começou no início de fevereiro e foi realizado de segunda a sábado.

O calçamento da mesma escola também foi realizado por meio do projeto, desenvolvido em conjunto com o Conselho da Comunidade.

Neste trabalho, os presos contribuíram com a fabricação de blocos para as calçadas.

Atualmente, 14 dos 51 detentos da unidade prestam serviços fora da unidade.

Os outros trabalhos, também dentro do projeto Urbaniza Colniza, incluem a manutenção de um campo da cidade e o calçamento em torno do prédio do Fórum.

O projeto é usado na tentativa de frear a reincidência. Segundo a unidade prisional, nenhum dos presos que participam das atividades voltaram a cometer crimes.

Conhecimento

Entre os dias 9 e 13 de março, dois recuperandos também participaram do curso de produção de derivados do leite, como queijo, requeijão, entre outros.

Oferecida pelo Sindicato Rural em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a iniciativa teve carga horária de 40 horas semanais.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes