Detentas aprendem a fazer arranjos com flores cultivadas na cadeia

A cada 12 horas de curso, um dia é retirado da pena das detentas de Cuiabá

(Foto: Nara Assis / Sesp-MT)

O encarceramento feminino é muito mais gravoso, mais doído e mais triste do que o masculino. Por isso, o projeto RefloreSer dá a oportunidade para as presas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, reflorescerem o ser.

Com a iniciativa, as detentas plantam e produzem flores tropicais dentro da unidade. Agora, elas estão aprendendo a fazer arranjos florais.

O projeto teve início há seis meses e conta com uma estufa dentro da unidade prisional.

LEIA TAMBÉM

O trabalho dá direito a remissão de pena. A cada 12 horas de curso, um dia é retirado da pena. Quando começarem a produzir os arranjos para venda, a cada três dias trabalhados, um dia a menos na pena de cada reeducanda.

A renda obtida com a venda da produção será dividida entre as detentas e também usada para manter o projeto.

(Foto: TJMT)

Após cumprirem pena, a grande maioria das mulheres encontra dificuldade em serem reinseridas no mercado de trabalho e terem renda suficiente para auxiliar ou manter suas famílias.

“As mulheres sequer têm visitas, elas são abandonadas pelos maridos e pela família. Elas precisam ter uma luz, uma visão de futuro, a esperança de um amanhã melhor”, reitera o juiz da Vara de Execução Penal, Geraldo Fidelis.

(Foto: Divulgação)

Flores tropicais

Por serem resistentes ao clima quente e possuírem ciclo de vida longo, as flores tropicais são bastante procuradas por floriculturas, empresas de decoração e de paisagismo.

A intenção é comercializar, inicialmente, as espécies helicônias, alpíneas e bastão do imperador, que foram plantadas pelas recuperandas e já estão com as folhagens aparentes.

A florescência deve ocorrer nos próximos três meses.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorChris Evans pode estrelar filme sobre Triângulo das Bermudas
Próximo artigoCuiabá abre estadual de Velocidade na Terra com etapa noturna inédita