Principal

Notificações de febre amarela crescem no Centro-Oeste

3 minutos de leitura
Notificações de febre amarela crescem no Centro-Oeste

Agência Estado

VACINA

Ministério da Saúde enviou 20 milhões de vacinas a cinco estados

 

Em duas semanas, dois casos de febre amarela em Mato Grosso, oito no Distrito Federal e um em Mato Grosso do Sul foram notificados pelas secretarias de Saúde de cada Estado ao Ministério da Saúde. Em Mato Grosso, um caso foi descartado, outro permanece sob investigação.

Até 16 de março, a tabela de monitoramento semanal de casos de febre amarela elaborada pelo ministério, que lista os estados da região Centro-Oeste, registrava apenas Goiás, com sete casos notificados em cinco municípios.

No último monitoramento, que captou dados até 29 de março, Goiás já aparecia com 29 casos notificados em 16 municípios. Em Mato Grosso e no Distrito Federal, que até então não apareciam no informe de monitoramento semanal do Ministério da Saúde, as notificações cresceram para 2 em 2 municípios e 8 em 1 município, respectivamente.

A notificação é feita pelo hospital ou unidade de saúde à secretaria de Saúde de cada estado quando há suspeita da doença. Em Goiás, foi descartada a hipótese de febre amarela na maioria dos casos. No Distrito Federal, em 7 dos 8 casos foi descartada ocorrência da doença. Nenhum caso foi confirmado até agora na região Centro-Oeste – que até o momento lista 40 notificações em 20 municípios, sendo 36 casos descartados e 4 sob investigação.

Desencontro
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Flávia Guimarães, informou nesta sexta-feira que a pasta desconhece os casos de suspeita reportados pelo Ministério da Saúde. “Não encontramos essas notificações em nenhum município”, disse ela. “Estamos desde ontem à noite buscando informações, entramos em contato com o técnico responsável do Ministério da Saúde. Queremos saber quem são essas pessoas”. Segundo ela, o ministério vai responder até a próxima semana.

Ao LIVRE,  a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde confirmou que os casos divulgados na tabela de monitoramento são enviados pelos Estados.

Brasil
No Brasil, 1.987 suspeitas de febre amarela foram notificadas ao Ministério da Saúde, sendo 574 casos confirmados, 487 sob investigação e 926 sem confirmação. Os casos confirmados foram registrados em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará. Até agora, a doença matou 187 pessoas no país. O governo federal enviou 20,6 milhões de vacinas aos estados afetados e a zonas de risco.

Febre amarela
Transmitido pela picada dos mosquitos do Haemagogus, em ambientes silvestres, e pelo Aedes Aegypti, em áreas urbanas, o vírus da febre amarela causa uma doença infecciosa aguda cujos sintomas são dores no corpo, hemorragia e pele e olhos amarelados. A primeira vacina foi desenvolvida em 1937 pela Fundação Oswaldo Cruz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes