Cidades

Notícia sobre ouro atrai milhares de garimpeiros a Aripuanã, a “Nova Serra Pelada”

3 minutos de leitura
Notícia sobre ouro atrai milhares de garimpeiros a Aripuanã, a “Nova Serra Pelada”
Foto: Reprodução

Uma cidade localizada a quase mil quilômetros de Cuiabá tem atraído milhares de garimpeiros ao longo das últimas semanas e já ganhou fama de “Nova Serra Pelada”. Trata-se de Aripuanã (950 km da Capital), onde um garimpeiro teria encontrado ouro e divulgado nas redes sociais. A notícia logo correu e atraiu dezenas de pessoas. Os órgãos competentes ainda apuram o caso.

Segundo informações de sites locais, muitas pessoas chegaram à cidade nos últimos dias atraídos pela publicação do primeiro garimpeiro, que teria encontrado uma grande pedra de ouro em um garimpo localizado a 11 km da cidade, dentro da Fazenda Dardanellos (MT-208), na zona rural.

Como a informação se espalhou, milhares foram atraídos ao local, em buscas das pedras preciosas. Estima-se que duas mil pessoas estejam no local, atuando com a mineração. Imagens divulgadas nesta terça-feira mostram, inclusive, maquinários pesados trabalhando na área.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) confirmou a informação e já enviou reforço policial à cidade. Conforme a assessoria, até mesmo policiais da Força Tática foram mobilizados. A Pasta também contatou a Polícia Federal, uma vez que a atividade de mineração é de responsabilidade da União.

O LIVRE entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que também informou já estar ciente do caso. Eles também informaram que o caso já foi comunicado ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O superintendente do órgão federal em Mato Grosso, Serafim Carvalho, porém, disse que a fiscalização seria de competência da Polícia Federal.

Conforme a assessoria da Sema, após a retirada dos garimpeiros do local, agentes da pasta deverão fazer análises sobre os danos ambientais. O proprietário do local poderá ser multado em decorrência da atividade.

O Ministério Público do Estado (MPE) também informou que deve buscar os órgãos competentes para uma fiscalização e repressão da extração ilegal de minério que está sendo feita. Uma Notícia de Fato chegou a ser instaurada pelo promotor de Justiça Carlos Frederico, nesta terça-feira (30).

Por se tratar de irregularidades decorrentes da atividade de mineração, no entanto, o MPE declinou da atribuição ao Ministério Público Federal (MPF).

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Notícia atrai garimpeiros

Em 2015, Mato Grosso vivenciou o que também foi chamado de “Serra Pelada”, em alusão ao que foi o maior garimpo a céu aberto do país, ocorrido entre 1980 e 1992. O episódio aconteceu a cerca de 40 quilômetros do município de Pontes e Lacerda (445 km de Cuiabá), em um ponto conhecido como Serra da Borda.

Na primeira invasão, estima-se que cerca de sete mil pessoas teriam entrado no local em busca de ouro. Atraídos para o local, eles cavavam buracos de forma aleatória, o que teria causado um desmoronamento na área. Ao menos cinco pessoas foram soterradas, três delas teriam morrido.

Mesmo com a ação intensa do Estado e União para desocupar a área, o espaço voltou a ser invadido ao menos outras duas vezes. Em uma das vezes, o LIVRE esteve no local para conversar com garimpeiros. No ano passado, a estimativa da Polícia Militar era de que ao menos 2,5 mil pessoas ainda estavam na área.

Confira abaixo as reportagens especiais feitas pela equipe:

Os dois lados da bandidagem no garimpo

Os donos do ouro 

Veja o vídeo sobre o novo garimpo em Aripuanã:

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes