Nos últimos 10 dias, MT registrou quase três mortes por hora em razão da covid-19

Entre os dias 16 e 25 de março, 650 pessoas morreram em decorrência da doença no Estado

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Mato Grosso registrou 650 óbitos em decorrência da covid-19 entre os dias 16 e 25 de março. Isso corresponde a 2,70 pessoas por hora no período analisado.

Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O aumento no número de mortes tem um agravante: a taxa de ocupação dos leitos disponíveis. No Estado, o indicador atingiu 98%.

Na última segunda-feira (22), o Estado bateu um recorde: 125 pessoas morreram por causa da doença. Esse é o maior número desde o início da pandemia.

“É um número que muito nos preocupa e lamentamos muito por essas vidas perdidas”, afirma o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Causa e consequência

Para ele, uma das causas para a alta dos números é a (falta de) isolamento social, “pouco praticado no Estado”. Durante a semana, o ranking da Inloco apontou Mato Grosso com o menor índice do país, abaixo dos 30%.

“O ideal seria que conseguíssemos cumprir pelo menos 50% de isolamento social da população, mas estamos muito aquém disso. Precisamos da consciência coletiva para reduzir esse contágio, reduzir o número de internados e de mortes. Enquanto a população não tiver essa consciência, o Estado não vai vencer esse vírus”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPandemia e ansiedade: os perigos do bruxismo
Próximo artigoLockdown em MT