Cidades

Norte de Mato Grosso lidera em número de focos de queimadas

1 minuto de leitura
Norte de Mato Grosso lidera em número de focos de queimadas

Somente nos primeiros dez dias do mês de maio, a região Norte do estado de Mato Grosso liderou o número de focos de queimada no estado. Mato Grosso é líder em âmbito nacional.

Nas 10 principais cidades que formam a região Norte foram registrados 1.177 focos de incêndio. A cidade de União do Sul (660 Km de Cuiabá), com uma população média de 4 mil habitantes, é campeão, com 479 focos, representrando 15,6% do total.

Em Nova Ubiratã, 3° maior município produtor de grãos, com cerca de 12 mil habitantes, registrou 89 focos de queimadas, somente nos dez primeiros dias.

Já Sinop está em 6° lugar da região, registrando 60 focos de queimadas. Os números são do Programa Queimada, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), levantados de 1º de maio a até hoje (10) por todos os satélites.

De acordo com o engenheiro florestal Wanderley Brito, os números mostram a realidade da região que mais promove o desmatamento, legal ou ilegal.

“Infelizmente a queimada ainda é um recurso utilizado para abertura de novas áreas utilizadas na agricultura. Como a pessoa não consegue abrir a fazenda de forma legal, acaba queimando e e posteriormente registram um boletim de ocorrência. Se olhar no satélite, vai ver que a maioria dos focos aparecem em área de floresta”, explicou.

Confira os dados por município

União do Sul – 479 focos

Santa Carmem – 142 focos

Feliz Natal – 117 focos

Nova Ubiratã – 89 focos

Tapurah – 83 focos

Sinop – 60 focos

Claudia – 59 focos

Marcelândia – 59 focos

Tabaporã – 48 focos

Sorriso – 41 focos

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes