Nordeste fecha compra da Sputinik V e o acordo pode ser bom para MT

Governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que Estados da região vão adquirir 37 milhões de doses via consórcio

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Nove estados do Nordeste fecharam a compra de cerca de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.  

O anúncio foi feito nessa sexta-feira (12) pelo governador da Bahia, Rui Costa, em vídeo postado nas redes sociais. Segundo o governador, a Bahia deve receber quase 10 milhões de doses do imunizante.  

“Conseguimos finalizar a compra de 37 milhões de doses, para os estados do Nordeste, da vacina Sputnik. Com isso, a Bahia ficará com quase 10 milhões de doses, para imunizar 5 milhões de baianos e baianas”, afirmou. 

A conclusão do acordo pode ser um bom sinal para os demais consórcios de Estados que buscam a compra direta de vacina. Um grupo de 15 Estados, do qual Mato Grosso faz parte, apresentou proposta para o laboratório União Química há cerca de duas semanas. 

Os gestores tentam negociar os lotes de vacina que serão produzidos a partir de maio, quando a encomenda do Ministério da Saúde tiver sido entregue. Conforme o governo de Mato Grosso, a intenção de compra é de 4 milhões de doses. 

A Sputnik V ainda não tem autorização de uso emergencial concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo federal também negocia a compra de mais 10 milhões de doses do imunizante russo. 

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBolsonaro critica auxílio emergencial pagos por Estados
Próximo artigoDeputado Silvio Fávero morre em decorrência da covid