Cidades

Nordeste fecha compra da Sputinik V e o acordo pode ser bom para MT

Governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que Estados da região vão adquirir 37 milhões de doses via consórcio

1 minuto de leitura
Nordeste fecha compra da Sputinik V e o acordo pode ser bom para MT
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Nove estados do Nordeste fecharam a compra de cerca de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.  

O anúncio foi feito nessa sexta-feira (12) pelo governador da Bahia, Rui Costa, em vídeo postado nas redes sociais. Segundo o governador, a Bahia deve receber quase 10 milhões de doses do imunizante.  

“Conseguimos finalizar a compra de 37 milhões de doses, para os estados do Nordeste, da vacina Sputnik. Com isso, a Bahia ficará com quase 10 milhões de doses, para imunizar 5 milhões de baianos e baianas”, afirmou. 

A conclusão do acordo pode ser um bom sinal para os demais consórcios de Estados que buscam a compra direta de vacina. Um grupo de 15 Estados, do qual Mato Grosso faz parte, apresentou proposta para o laboratório União Química há cerca de duas semanas. 

Os gestores tentam negociar os lotes de vacina que serão produzidos a partir de maio, quando a encomenda do Ministério da Saúde tiver sido entregue. Conforme o governo de Mato Grosso, a intenção de compra é de 4 milhões de doses. 

A Sputnik V ainda não tem autorização de uso emergencial concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo federal também negocia a compra de mais 10 milhões de doses do imunizante russo. 

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes