Cidades

Noite de harmonização atrai amantes do vinho em restaurante sofisticado

3 minutos de leitura
Noite de harmonização atrai amantes do vinho em restaurante sofisticado
(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

O restaurante Uruguayo Parrilla, especializado em cortes nobres e bons vinhos, promoveu um passeio de degustação e sabores na noite de terça-feira (25).

A apresentação dos pratos e vinhos servidos foram regidos pelo sommelier Moisés Lacerda – convidado especialmente para o evento. Por Lázaro Bernardes – sommelier fixo do restaurante, pelo chef Sérgio Bariloche e também pelo consultor gastronômico Fernando Mack.

Lacerda que é somelier da Gran Cru, maior importadora de vinhos do Brasil, explicou sobre harmonização e o que levar em conta na hora de escolher o melhor vinho. “Harmonização de vinhos é uma experiência individual. É levado em conta o paladar e outros fatores. O vinho é uma bebida que socializa. A garrafa sempre está acompanhada de comida e pessoas”, disse Lacerda.

O tour gastronômico levou ingredientes sofisticados à parrilla, fazendo o encontro de elementos delicados com a rusticidade da grelha.

“A escolha dos ingredientes, foi muito bem pensada para que todos tivessem uma junção de sabores quando fossem para parrilla, e que esses sabores casassem na boca junto com as bebidas”, explicou Mack.

(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

De couvert, um pão tostado na parrilla com manteiga de chimichurri acompanhado de patê de blue cheese e Prima Dona, servidos com o espumante Victória Geisse Vintage extra Brut, causaram logo no início água na boca.

(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

Em seguida, um prato já tradicional do restaurante, contou com uma releitura: de entrada, polenta mole ao ragú de Matambrito, servidos com vinho tinto Tera Di Mazzei.

(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

Para o prato intermediário a escolha de salmão e legumes tostados na parrilla trouxe textura inusitada ao peixe, que casou muito bem com Mouro, um vinho branco da região do Alentejo, encorpado e com frescor.

(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

Na chegada do prato principal, a proteína vermelha, tão aguardada, não deixou de roubar a cena. Bife de chorizo com arroz parrillero e mandioca suflê, contrastaram com vinho Sideral, com tanino potente para quebrar a gordura da carne. Um dos preferidos da noite.

(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

O gran finale ficou por conta da sobremesa de panqueca com Nutella, e churros de doce de leite, tradicionais do Uruguayo, harmonizados com um chileno Morandé Late Harvest.

Os convidados ainda tiveram mais um mimo do restaurante: desconto de 10% para quem quisesse levar para casa as garrafas apresentadas na noite.

A adega do Uruguayo é composta por mais de 120 rótulos, e as garrafas escolhidas para compor os pratos estão entre as melhores da casa.

“Essa foi nossa primeira experiência com noite de degustação e mostrando nossa carta com os melhores vinhos. Em breve anunciaremos a próxima data de harmonização”, garantiu Bernardes.

O LIVRE conferiu quem passou pela noite cheia de sabores. Veja!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes