No ritmo afro, banda mineira Berimbrown abre Palco Giratório em Cuiabá

Nesta quinta-feira (03), o jardim do Sesc Arsenal também recebe o espetáculo Looping: Bahia Overloop, o Bloco de Carnaval Império Casa Nova e o grupo Flor Ribeirinha. A entrada é gratuita!

A musicalidade africana ancestral e o groove setentista da banda Berimbrown, darão o tom da primeira noite do Palco Giratório, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A abertura do maior circuito de artes cênicas do país será marcada pela fusão de regionalidades nesta quinta-feira (03), em programação que conta ainda com festa baiana e apresentação de grupos mato-grossenses.

O ritmo giratório promete esquentar o jardim do Sesc Arsenal, às 20h, com festa, dança e política. Elas se expressam na apresentação do espetáculo/instalação/festa Looping: Bahia Overdub, criação colaborativa de artistas baianos que se inspira no cenário das festas de largo de Salvador e suas contradições.

A trilha sonora, executada ao vivo, traz referências da cultura afro-brasileira, como o afoxé dos Filhos de Gandhi, da música popular, caso do samba-reggae, e sonoridades urbanas diversas, em potentes caixas de som em looping.

Após, às 21h30, se apresentam o Bloco de Carnaval Império Casa Nova e do grupo regional de Siriri Flor Ribeirinha. A atração nacional da vez, Berimbrown é de Belo Horizonte e apresenta aos cuiabanos seu novo show “Lamparina”, trabalho que mantém acesa a cultura, a memória e a tradição das comunidades quilombolas de Minas Gerais.

No embalo de James Brown, hip-hop e capoeira, a Berimbrown mistura ainda o funk soul, a black music, o R&B e o reggae, agitando o corpo num convite ao público a repensar os desdobramentos do atual processo de globalização. Com um repertório que enfatiza e reconsidera a trajetória dos trabalhadores, propício ao mês de maio, as letras retratam desde um passado de trabalhados forçados nos garimpos, até a exploração da contemporaneidade.

Composta pelos músicos Mestre Negoativo (berimbau e percussão), Leonardo Lôbo (vocal), Marconi Gonçalves (percurssão), Gih Guerci (bateria), Ronilson Silva (contrabaixo), Dj Acoisa, Thiago Guedes (guitarra), Marcela Rodrigues (vocal), Breno Bernardes, são três álbuns na discografia.

Durante os 20 anos de trajetória, a banda já realizou turnês pelo Brasil, cinco pela Europa e três nos EUA, gravando com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Sandra de Sá, Luiz Melodia, Elza Soares e Jair Rodrigues. 

Palco Giratório 2018

Há 15 anos circulando pelo Brasil, o maior festival de artes cênicas do país, Palco Giratório chega a Mato Grosso com programação extensa e gratuita, entre os dias 3 e 27 de maio, no Sesc Arsenal. Este ano, serão mais de 30 espetáculos teatrais, 10 oficinas e diversas ações de artistas e projetos oriundos dos quatro cantos do país.

Em Mato Grosso, além de Cuiabá, o circuito realizado pelo Serviço Social do Comercio (Sesc) também chega a Rondonópolis e Poconé. Mais informações e programação completa aqui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorConselho Federal pune Chapa 1 por promessas falsas em eleição do CRECI/MT
Próximo artigoVeja quem são os deputados estaduais mais faltosos de MT