Política

No fim do prazo, CPI da CS Mobi precisa identificar servidores envolvidos com contrato suspeito

Presidente da comissão, vereador tenente-coronel Dias, diz que indícios apontam para descumprimento de regras de vantagem pública
Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

A CPI da CS Mobi, instalada na Câmara dos Vereadores Cuiabá, tem pouco mais de um mês para deslindar o processo da licitação sob suspeita de fraude. O presidente da comissão, vereador tenente-coronel Dias (Cidadania), disse que há indícios de vícios na montagem do certame. 

Segundo ele, a licitação pública vencida pela concessionária juntou três propostas distintas num pacote de serviços. Isso só é permitido caso seja comprovado que a “aglutinação” torne mais barata a contratação pelo setor público, “o que não parece o caso”. 

A suspeita seria reforçada pelo indício de fiscalização parcial do processo licitatório, pois o fiscalizador responsável seria pago pela empresa criadora do modelo de contrato. 

“Só se pode aglutinar objetos [de contrato] se for mais vantajoso [para a prefeitura], ou seja, mais barato. Não me parece que esse foi o caso. O verificador independente deveria fiscalizar [o conflito de regras], mas ele é pago pela própria empresa [que montou o modelo]. Isso me parece lobo cuidando de ovelha”, disse. 

A CS Mobi venceu a licitação única para a construção do novo Mercado Municipal, a instalação de estacionamento rotativo, e a readequação das calçadas na região central de Cuiabá. O contrato de todos os serviços tem duração de 30 anos. 

Conforme o vereador tenente-coronel Dias, a próxima etapa da CPI é identificar cada agente público envolvido na montagem e aprovação do contrato com a CS Mobi, e atribuir a cada um deles ações que indicam fraude no processo.  

O primeiro passo da nova etapa ouvir técnicos e gestores que aprovaram a combinação de propostas. Mas, a comissão tem cerca de 45 dias para concluir a investigação parlamentar. Ela foi abertura no fim de 2025 com prazo de 120 dias. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Mais áudios! Mensagens revelam compra de votos, tentativa de subornar imprensa e plano para derrubar prefeita

Esquema teria sido articulado por Wanderley Cerqueira, atual presidente da Câmara de Várzea Grande, além do vereador Cilcinho e do secretário Samir Katumata
Política

Pivetta vistoria obras do Hospital Estadual do Araguaia Xingu em Confresa

Unidade hospitalar, com investimento superior a R$ 147 milhões, deve ser entregue até dezembro e contará com 151 leitos entre enfermaria e UTI para atender a região Norte Araguaia
Geral

Conegeek reúne cosplay, RPG, mangás e shows em Chapada dos Guimarães

Evento gratuito realizado pelo Núcleo Jovem Coloiado ocorre neste sábado (9) com atrações voltadas à cultura pop, economia criativa e produção cultural juvenil
Geral

Rua Boa Vista será totalmente interditada para obras do Complexo Leblon a partir de quarta (13)

Fechamento impacta tráfego na Avenida Miguel Sutil e exige novos desvios para quem segue rumo à Rodoviária ou Estrada do Moinho
Carregando horário...