Principal

Niuan Ribeiro: entre a novidade e a tradição

6 minutos de leitura
Niuan Ribeiro: entre a novidade e a tradição

Ednilson Aguiar/O Livre

 Vice-prefeito Niuan Ribeiro

Vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (PTB), em seu gabinete

 

Pode-se dizer que o atual vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (PTB), é um político nato por ter convivido com a política dentro de casa desde cedo, mas ele também possui um ingrediente acidental.

Filho de Osvaldo Sobrinho, figura histórica do Estado, Niuan enumera a currículo do pai como quem conhece bem o que está herdando politicamente. “Ex-deputado estadual, deputado federal constituinte, vice-governador de Jayme Campos, assumiu o governo, assumiu o Senado Federal, assumiu a delegacia de Ensino no governo Garcia Neto, foi eleito duas vezes deputado estadual mais votado, e eu venho seguindo”, diz. 

Os ensinamentos passados de pai para filho também ficaram na cabeça do vice-prefeito. “A gente almoçava, jantava e tomava café da manhã discutindo política”, conta.

“A gente almoçava, jantava e tomava café da manhã discutindo política”

Na família, contudo, não seria ele a sequência natural para a linha de frente da política. Ezequiel José Roberto, ex-secretário de Turismo do Estado da gestão Dante de Oliveira e tio de Niuan, era trabalhado como aquele que daria continuidade ao legado de Osvaldo Sobrinho.

Mas o percurso foi interrompido em 2001: Ezequiel faleceu em um acidente aéreo, em Cáceres (210 km de Cuiabá) naquele ano, ainda enquanto secretário.

Com a morte do tio, houve um vácuo político na família, preenchido em 2016 com a candidatura de Niuan na chapa de Emanuel Pinheiro (PMDB). Até então, ele tocava negócios da família, que possui concessões de TV e Rádio no interior do Estado e também propriedades rurais.

“Eu não queria voltar à política, para te falar bem a verdade. Estava em um processo de amadurecimento, buscando qualificação, reestruturando os negócios da família, inclusive de uma forma positiva, mas aí surgiu o convite”, diz. “E calhou de o Emanuel escolher o meu nome, então eu não poderia fugir a esta responsabilidade”, afirma, em tom quase eleitoral.

Agenda oficial
Nestes quatro primeiros meses da gestão de Emanuel Pinheiro (PMDB) na prefeitura, é Niuan quem representa o executivo municipal em quase todos os eventos oficiais. Da entrega do Complexo Viário do Tijucal, à posse dos presidentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), passando até mesmo por um encontro de prefeitos no Palácio Paiaguás, sede do governo estadual. A justificativa, segundo o vice-prefeito, é que Emanuel tem muito trabalho a fazer, e pouco tempo disponível.

Ednilson Aguiar/O Livre

Vice-prefeito Niuan Ribeiro

Secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques (esquerda), vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (Centro), e governador Pedro Taques (direita) durante cerimônia da FIT Pantanal

A relação com Emanuel é recente: até a campanha eleitoral em 2016, eles não se conheciam pessoalmente. Na condução da prefeitura, contudo, Niuan afirma que há uma sintonia entre os dois, mesmo sem encontros presenciais tão constantes. “Até porque se eu ficar o tempo todo do lado dele, e ele do meu lado, a gente não vai resolver os problemas da capital”, afirma.

As reuniões entre os dois acontecem de acordo com a necessidade das pautas da prefeitura, e a ação de Niuan acontece sob a tutela de Emanuel. “Eu sou a primeira pessoa da assessoria dele”, diz. Recentemente, Emanuel anunciou que o vice deverá assumir a Secretaria de Turismo – um cargo ainda mais importante se considerada a aproximação do aniversário de 300 anos da capital, em 2019.

Segundo Niuan, o pai não faz uma microgestão, nos detalhes, de sua atuação na prefeitura, mas ajuda a aparar as arestas e dar direcionamentos importantes. “Sou livre para traçar os meus caminhos, mas é claro que é muito bom tê-lo para aconselhamento”, diz.

Formado em direito pela UFMT, com especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-DF) em direito econômico empresarial, com dois anos de estudos para notário e registrador em São Paulo, além de um intercâmbio fora do país, ele se diz preparado para a política.

Filiado ao PTB desde 2008, Niuan já fez parte da juventude do partido e conviveu com outras figuras novas no cenário político local como os vereadores Diego Guimarães (atualmente no PP) e Lilo Pinheiro (atualmente no PRP), além do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Vinicius Hugueney (também atualmente no PP).

Ednilson Aguiar/O Livre

Prefeito Emanuel Pinheiro

O prefeito Emanuel Pinheiro em coletiva de imprensa ao lado do vice-prefeito Niuan Ribeiro

O conflito entre o novo, representado por ele e outras novas caras da política local, e o velho, representado por seu pai e outros políticos contemporâneos, não existe para Niuan. “Cada geração ao seu tempo”, afirma. Ele vê uma tendência natural para a renovação do corpo político, com práticas condizentes com o momento.

Único filho homem dentre três irmãs, calmo e de personalidade contida, praticamente tímida, Niuan não costuma sair muito do roteiro. Para falar da atual namorada e “quase noiva”, o vice-prefeito solta uma pequena risada nervosa e dá uma olhada para dois assessores e um fotógrafo do gabinete que acompanham a entrevista em um sofá no canto da sala. Eles riem de volta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes