Nelore na Brasa terá 3 toneladas de carne em 20 estações

Evento promove agenda do setor da pecuária em Cuiabá e deve reunir mais de 3 mil pessoas, no Parque de Exposições

O setor da pecuária de Mato Grosso realizará pela primeira vez o festival gastronômico Nelore na Brasa no sábado (19), onde servirá 3 toneladas de carnes gourmet, distribuídas em 20 estações, com 120 mestres churrasqueiros. O evento será ‘open bar’ e ‘open food’, a partir das 12h, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

Conforme o presidente da Associação dos Criadores Nelore (ACNMT – Nelore MT), Breno Molina, estarão disponíveis aos participantes 35 cortes especiais, entre eles: bife ancho, carne de sol bovina, t-bone, maminha, costela pantaneira, beef de chorizo, steak de alcatra, chuck beef com osso, preparados na parrilla, fogo de chão, pitmaster e churrasqueira. Também haverá show sertanejo e pop rock regional.

“A proposta é reforçar a marca da carne Nelore no Estado, porque somos o maior rebanho do país, com mais de 30 milhões de animais, sendo mais de 80% nelore ou anelorado. A população precisa saber que oferecemos carne de qualidade, macia e ainda com um diferencial importante, nosso rebanho é criado a pasto, o que torna a carne muito mais saborosa”, frisa o pecuarista.

Popular pela rusticidade, adaptabilidade, habilidade materna e resistência, a raça Nelore vem buscando modernização das técnicas para obter cada vez mais rentabilidade e lucratividade ao produtor e também qualidade do produto. Em Mato Grosso, já existem inúmeros pecuaristas investindo em pesquisas, novas tecnologias e manejo diferenciado; e eles vêm obtendo bons resultados.

“O Nelore gourmet é uma realidade para vários produtores do Estado que, a partir de ferramentas de avaliação da qualidade de carcaça, descobriram, por exemplo, que uma média de 3 a 5% dos animais do rebanho apresentam bons números de marmoreio (gordura entremeada no músculo da carne). Isso em condições naturais de manejo”.

Molina explica que, de acordo com o senso comum, o gado Nelore, que é mais rústico, não possuiria característica genética que confere maciez extra à carne. Por isso, a Associação Nelore MT vem participando de diversas iniciativas que desmistificam esse conceito e incentivando os produtores a investir nas novas técnicas, porque é uma garantia de sobrevivência em um mercado mais competitivo e exigente.

O programa nacional Nelore Natural e Circuito Nelore, desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores Nelore (ABCN), tem trazido resultados muito positivos e que mostraram em alguns animais índices de marmoreio próximos às raças angus (entre 3 e 3.5) e wagyu (4 a 6.0 no Brasil/ 6 a 10 no Japão). A ideia do evento Nelore na Brasa é aproximar o público, para que conheça na prática os avanços implementados pelos criadores.

“Por ser uma raça zebuína, o Nelore tem a característica de armazenar a gordura no cupim (sobre as costas). Diferentemente das raças europeias que não possui o cupim e armazena a gordura dentro da sua carne, o que chamamos de gordura entremeada ou marmoreio. Isso significa que o consumidor tem a opção de comer ou não a gordura em um corte, tornando carne mais saudável, por exemplo”.

A proposta da Associação Nelore MT não é de competir com as outras raças e sim melhorar continuamente a qualidade da carne, que possui um tradicional ‘sabor do campo’, e com isso oferecer mais uma boa opção premium ao consumidor nas gôndolas dos supermercados do Brasil e do mundo.

Pecuária em números

Se Mato Grosso fosse considerado um país, em um ranking comparativo, ficaria em 6º lugar no mundo, atrás da Argentina – que possui 53 milhões de rebanho, e à frente da Austrália – 28 milhões animais. O setor compreende mais de 100 mil produtores, dos quais cerca de 80% com até 290 cabeças. Breno Molina reforça que mesmo em um cenário de crise estadual e nacional, é prioridade incentivar a implementação de novas tecnologias de manejo e genética pelos produtores. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da pecuária de corte”.

Como participar

Para participar ou ser expositor nos eventos da pecuária, você pode entrar em contato: (65) 3054-0304/ (65) 98104-0311/ (65) 98147-3309. Os ingressos do Nelore na Brasa já estão à venda na Casa de Festas, no stand Nelore na Brasa do Pantanal Shopping, na Prime Eventos, na Boi Grill Churrascaria ou pelo site www.takimeuingresso.com.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBraseiro realiza 1º Hambúrguer Solidário no dia das crianças
Próximo artigoPolícia Civil prende quadrilha e recupera carga de defensivos avaliada em R$ 1,2 milhão