Negócios

Nelore MT afirma que o setor pecuário não suporta novas taxações

1 minuto de leitura
Nelore MT afirma que o setor pecuário não suporta novas taxações
Foto: Assessoria Nelore MT

A Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso repudiou o novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) proposto pelo governo do Estado, em nota publicada nessa segunda-feira (21).

A entidade afirma que a pecuária amarga sua pior crise e não suporta, neste momento, novas taxações. Ainda adverte que, caso aprovada a unificação dos fundos, “os prejuízos podem representar saídas de investimentos do setor da pecuária de corte [do Estado]”.

Conforme a Associação, nos últimos 18 anos de vigência do Fethab (Lei 7.263/2000), houve historicamente reajustes na arroba do boi abaixo da inflação e constantes reajustes nos insumos da cadeia, penalizando os produtores.

Mato Grosso tem hoje cerca de 100 mil pecuaristas, que possuem o maior rebanho do país, um total de 30 milhões de animais, dos quais mais de 80% da raça nelore, porém, do total da produção, aproximadamente 75% é destinado ao mercado interno, que está enfraquecido.

Conforme a nota, além de prejudicar o setor, “o projeto do Governo ainda desvirtua sua finalidade de ser usado na infraestrutura das estradas, penalizando ainda mais a cadeia da carne que durante 299 anos foi a mola propulsora do Estado”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes