NBA: a história da maior competição de basquete do mundo

NBA é uma liga de basquete que, em pouco tempo, se tornou uma verdadeira referência no mundo dos esportes, com equipes históricas e jogadores que até hoje são ídolos ao redor do mundo inteiro. Mas afinal de contas, de onde surgiu essa liga de basquete tão disputada?

Hoje vamos falar exatamente sobre isso, sobre a história da National Basketball League, a famosa NBA, um evento esportivo que nasceu nos anos 40. Quem sabe você até mesmo se empolga em fazer palpites NBA depois de ler nosso artigo!

Como surgiu a NBA

A NBA, no começo, nem era chamada dessa forma. Ela foi criada em 1946, e na época era chamada de Basketball Association of America, a BAA, e foi desenvolvida por donos de arenas de hóquei que ficavam no meio-oeste e no leste dos Estados Unidos, e também do Canadá.

O primeiro jogo na história da NBA foi entre os times Toronto Huskies e New York Knicks. A partida aconteceu no dia 1 de novembro de 1946, e quem levou a vitória para casa foram os Knicks, em um jogo muito disputado, que acabou no placar de 68 a 66.

Na época, existiam diversas ligas norte-americanas diferentes de basquete, mas a mais bem sucedida delas era a BAA, seguida de perto pela NBL. Posteriormente, em 1949, essas duas ligas acabaram se unindo, criando então a famosa NBA. Com essa fusão, diversas equipes acabaram deixando de existir, e muitas outras acabaram surgindo. A ideia principal era ter uma liga de 11 times, entretanto, o número foi reduzido para 8, e todos esses times existem até os dias de hoje, sendo eles:

  • New York Knicks
  • Boston Celtics
  • Minneapolis Lakers (Los Angeles Lakers)
  • Philadelphia Warriors (Golden State Warriors)
  • Rochester Royals (Sacramento Kings)
  • Tricities Blackhawks (Atlanta Hawks)
  • Fort Wayne Pistons (Detroit Pistons)
  • Syracuse Nationals (Philadelphia 76ers)

Os primeiros vencedores da NBA foram os Lakers, que tiveram cinco títulos entre 49 e 54, e os Royals, que tiveram apenas um título nesse mesmo período de tempo. Em 1961, novos times foram adicionados à liga, como o Chicago Packers, que hoje em dia é o Washington Wizards. Muitos times vieram em seguida, o que acabou acarretando em mudanças no campeonato.

Mudanças internas na NBA

As regras do jogo mudaram lentamente, por exemplo, em 1954 foi instituído o relógio interno de 24 segundos de posse de bola, o que fez com que o jogo se desenvolvesse muito mais adequadamente, e a linha de três pontos também foi introduzida durante essa época inicial, marcando outra grande mudança no jogo.

Desde então o jogo foi se adaptando, e pouco a pouco evoluindo. Atualmente, a competição é dividida em dois grandes grupos, cada um com 15 equipes, divididas em três setores com cinco times cada um. A NBA é um evento esportivo muito disputado, onde cada equipe joga pelo menos 82 jogos ao longo de toda a temporada.

Atualmente a competição está em uma excelente estabilidade, e grandes nomes já fizeram história nas quadras norte-americanas, como Michael Jordan e LeBron James. Se você gosta de basquete, mas nunca assistiu a uma temporada da NBA, talvez essa seja a sua chance de conhecer a competição!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCom mercado de carros seminovo aquecido, investir em estética automotiva traz valorização e celeridade no fechamento de negócios
Próximo artigoVocê sabe cuidar?