Não tenho máscara, e agora? Confira em tutoriais como fazer seu próprio protetor contra o coronavírus

Lenços, coadores de café descartável, elásticos de cabelo e panos multiuso podem ser um bom improviso para cobrir o rosto

A regra é se proteger! A partir desta segunda-feira (13), em todo território mato-grossense, o uso da máscara – mesmo que caseira – será exigido da população pelo Governo do Estado, mesmo para quem não esteja com os sintomas do coronavírus.

Mas muitos se perguntam: há máscaras disponíveis a venda para toda a população? Ou: se eu não tiver condições de comprar a máscara convencional, consigo me proteger da mesma forma, mesmo com materiais improvisados?

Segundo o Ministério da Saúde, a resposta é sim! É possível se proteger com máscaras caseiras, já que devido a escassez de equipamentos de proteção individual em vários países, as máscaras cirúrgicas devem ser direcionadas aos profissionais da saúde.

Mas as máscaras caseiras exigem alguns cuidados. Desde a esterilização correta, ao tempo de uso, é preciso ficar atento, para que a proteção não se torne uma ferramenta inapropriada.

Nesse sentido, sugere-se que a população possa confeccionar as suas próprias máscaras caseiras em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

As máscaras devem ser usadas sempre que for sair de casa e lavadas com água sanitária ao retornar.

LEIA TAMBÉM

Depois da notícia, muitos tutoriais, com os mais diversos materiais, ensinando a produzir a própria máscara, estão invadindo a internet.

Para facilitar, separamos alguns vídeos práticos que podem te ajudar a fazer sua própria proteção facial, com tecidos alegres e materiais baratos.

Lenço

A blogueira Silvia Braz contou com a ajuda da filha Maria Isabela para fazer a máscara. Os materiais usados foram apenas lenço de pano e elástico de cabelo.

https://www.instagram.com/tv/B-p8wfnH853/?utm_source=ig_web_copy_link

Dupla face com filtro de papel

Além de ter a vantagem de ser usada dos dois lados, a proteção da máscara fica ainda maior com o uso do filtro de café descartável, ensinada pela design de interiores Rayssa.

View this post on Instagram

Preparei pra vocês esse DIY muito importante ⚠️ •A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso de máscaras caseiras como parte de estratégia no combate a Covid-19. . •O recomendado é que agora toda a população utilize máscaras como forma de diminuir a contaminação e não apenas pessoas com sintomas. . •Médicos e enfermeiros hoje são a prioridade para as máscaras cirúrgicas de alta proteção, por isso, faça suas próprias máscaras em casa e colabore assim com os profissionais de saúde. . •É importante lembrar que mais importante que isso ainda é lavar as mãos e manter o distanciamento ficando em casa. . •Algumas recomendações sobre o uso de máscaras caseiras: – tecido duplo de algodão – lavar com sabão ou água sanitária após o uso ou descartar – nunca compartilhar – usar por no máximo 2h ______________________________ • A versão narrada desse vídeo estará em breve disponível no youtube.com/gavetamix ______________________________ #quarentena #mascara #mascaraartesanal #mascaracaseira #diy #doityourself #facavocemesmo #façavocêmesmo #ideiascriativas #decorentena #gavetamix

A post shared by DIY e DECOR por Rayssa Soares (@gavetamix) on

Pano multiuso

Sabe aquele pano utilizado na cozinha para a limpeza? Ele ganhou mais uma utilidade. O tecido que é fácil de encontrar nos supermercados, pode servir de proteção contra o coronavírus. Basta utilizar um pedaço do tecido, elásticos e filtro de papel. O tecido deve ser descartado após o uso.

https://www.instagram.com/tv/B-iiCxRJD8C/?utm_source=ig_web_copy_link

Meia

Com o tutorial do @dicasdeckaza, basta ter em mãos, uma meia grossa e tesoura. Mais prática impossível.

Fralda

Se acha que vai sair na rua e pagar mico. Espere só até ver esse vídeo do @promovidaamae que ensina a fazer a máscara apenas com uma fralda. Vale lembrar que ela é descartável.

https://www.instagram.com/p/B-xC7USnLiv/?utm_source=ig_web_copy_link

Máscara solidária

Enquanto algumas pessoas têm mais intimidade no corte e costura, outras já não se arriscam em costurar a própria máscara.

Foto: Danúbia Machado

Foi pensando nisso que uma moradora de Tangará da Serra – MT passou a produzir as máscaras e deixar gratuitamente à disposição no portão da própria casa com os seguintes dizeres: “Cuide-se. Pegue uma máscara”.

Assim, quem passa pela fachada da gentil residência, pode pegar o protetor individual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPessoa é encontrada pegando fogo em avenida de Cuiabá
Próximo artigoTio é preso por tentar estuprar a sobrinha em Várzea Grande