Variedades

“Não gosta de moagem”: mulher mato-grossense chega à série “Brasileiras Ilustradas”

2 minutos de leitura
“Não gosta de moagem”: mulher mato-grossense chega à série “Brasileiras Ilustradas”

A jovem ilustradora Nath Araújo é bastante cultuada pelos usuários assíduos do Instagram. Somando mais de 400 mil seguidores, ela costuma criar diferentes séries de ilustrações que são compartilhadas por dias pelos stories de muitas pessoas. Brasileiras Ilustradas, é o sucesso da vez. Iniciado no ano passado, o projeto traz a mulher de cada Estado, acompanhada das gírias e jeitinhos típicos de falar, em cada canto do Brasil.

Depois de muitos pedidos, no último fim de semana, a mulher de Mato Grosso ganhou sua ilustração, junto com o tão esperado texto da legenda, explicando que uma das características mais marcantes da mato grossense é, justamente, seu jeito de falar, além das influências de outras culturas que também se revela.

Evidenciando e explicando expressões muito típicas como “correr duro”, “diz que” e o “vôte”, Nath consegue realçar também o linguajar cuiabano.

A publicação explica que, “Sim, também se fala ‘guri’, ‘guria’, ‘gurizinho’, ‘gurizada’ e afins em Mato Grosso, não é só coisa de gaúcho”. O mesmo vale pro ‘trem’, que não é só de Minas Gerais. Já o ‘vôte’, por exemplo, que faz parte do vocabulário também de outros estados, a mulher de Mato Grosso fala mais no sentido de ‘credo!’. “E se por acaso ela perguntar ‘qual a boa de hoje xas creança?’ ou ‘que modelo hoje?’, ela quer saber o que você vai fazer de bom”.

Para acompanhar o resto da série Brasileira Ilustradas ou conhecer outras das famosas ilustrações da Nath (como a Santa Paciência, Lily Alien, Cat Perry, a garota de cada signo), é só acessar o Instagram da artista @nanaths.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes