O governo do Estado divulgou neste domingo (26) um texto no qual se posiciona sobre a situação de calamidade que caminhoneiros enfrentam no trecho entre Novo Progresso e Miritituba da BR-163. “Por se tratar do pico da safra, as transportadoras já contabilizam aproximadamente R$ 50 milhões em prejuízos imediatos”, diz um trecho. O governo ressaltou que “a manutenção e a pavimentação da BR-163 são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que é vinculado ao Ministério dos Transportes”. Entre dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a secretaria de Comunicação também destacou que o governo estadual “tem cobrado providências emergenciais e estruturantes do Governo Federal”. Diz outro trecho: “O Governo do Estado tem cobrado a trafegabilidade da rodovia, e, posteriormente, a pavimentação da BR-163 no Pará para melhorar o escoamento da safra (…) Em uma conta conservadora, o Estado pontua que Mato Grosso perde mais de R$ 2 bilhões por ano devido à falta de pavimentação da BR-163 no Estado do Pará – 41 anos após a sua implantação”. Em onze parágrafos, a matéria ainda informa que  “o Governo do Estado acredita que o problema precisa ser resolvido imediatamente”. Uma coincidência: o material foi publicado no mesmo dia que o editorial do LIVRE que cobrou melhorias na BR-163.

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