Não consegue resistir ao celular enquanto dirige? App bloqueia ligações e mensagens

App também envia mensagens automáticas para quem fez o contato

(Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil)

Quem não consegue resistir a pegar o celular enquanto está dirigindo, sempre com aquela desculpa de “pode ser algo urgente”, agora tem um novo aliado no combate às multas.

Trata-se do aplicativo Modo Trânsito DPVAT, que bloqueia o recebimento de ligações e mensagens.

Criado pela Seguradora Líder, o app também envia mensagens automáticas – que podem ser customizadas pelo usuário – para quem fez o contato via celular.

O motorista pode até compartilhar sua localização e escolher quais pessoas ou grupos vão receber essa mensagem. Assim, ninguém fica preocupado, pensando que algo pode ter acontecido.

As mensagens funcionam via WhatApp e também SMS. Estas últimas para o caso de recebimento de ligações.

Acidentes

De acordo com a gerente de Marketing da Seguradora Líder, administradora oficial do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro DPVAT), Juliana Rocha, o aplicativo foi criado com o objetivo de reduzir o número de acidentes provocados no trânsito pelo uso do celular.

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o trânsito como a oitava maior causa de mortes no mundo.

Já um estudo de 2018 da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revela que cerca de 150 motoristas sofrem acidentes por uso de celular diariamente no Brasil. Por ano, o número chega a 54 mil.

Dados do Seguro DPVAT mostram que de janeiro a junho deste ano, foram pagas 155 mil indenizações a vítimas de acidentes de trânsito, sendo 18 mil por mortes.

Downloads

O aplicativo foi lançado na última segunda-feira (30) e, até sexta-feira (4), já haviam sido feitos 4 mil downloads.

Por enquanto, ele só está disponível para o sistema Android. A previsão da seguradora é que até o final do mês seja lançada a versão para iOS.

Para utilizar, é necessário efetuar um cadastro dando um e-mail e criando uma senha. Também é possível acessar por meio da conta do Facebook ou Google ou, ainda, na página do Seguro DPVAT.

Em seguida, a pessoa deve configurar as respostas para os contatos do celular ou selecionar uma mensagem automática, bem como escolher as pessoas que receberão os recados.

Feito isso, quando for dirigir, basta clicar no botão “Ativar” para que o aplicativo comece a funcionar.

(Com informações da Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS