Crônicas Policiais

Na quarentena: MT tem aumento de 400% nos casos de feminicídio

2 minutos de leitura
Na quarentena: MT tem aumento de 400% nos casos de feminicídio
Imagem ilustrativa (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A quarentena é a medida mais segura e eficaz para conter o avanço do coronavírus. Para mulheres, entretanto, o lar tem não tem sido um lugar seguro. É o que aponta um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento foi feito em seis estados, sendo eles: São Paulo, Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará.

A coleta de dados foi feita ao longo da segunda semana de abril. Foram solicitados registros de violência contra mulher entre março e abril de 2020.

Em Mato Grosso, segundo o estudo, os casos de feminicídio no período de isolamento cresceram 400%, em relação ao mesmo período do ano passado.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o Fórum , foram registrados dois casos em março de 2019 e 10 casos em março de 2020. O aumento percentual foi o maior entre os estados consultados.

Em casa, as mulheres estão sendo obrigadas a permanecer mais tempo ao lado do agressor. Uma das consequências diretas, além do aumento dos casos de violência, tem sido a diminuição das denúncias.

“Em função do isolamento muitas mulheres não têm conseguido sair de casa para fazê-la ou têm medo de realizá-la pela aproximação do parceiro”, aponta o estudo.

Denúncias via 180

Com exceção de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, todos os estados analisados tiveram redução no número de denúncias via Ligue 180. Lá a diferença foi de apenas uma denúncia a mais em março de 2020, enquanto em Mato Grosso estado as denúncias aumentaram em 9,5%.

No Brasil, o número total de denúncias caiu de 8.440 em março de 2019 para 7.714 em março de 2020 – uma redução de 8,6%.

Outros crimes

Os registros de boletim de ocorrência por ameaça diminuíram no estado. A queda identificada foi de 21,3% no período analisado.

No caso das lesões corporais dolosas decorrentes de violência doméstica, o estado também teve queda, passando de 953 em março de 2019 para 744 em março de 2020.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes