Cidades

Na lista de alto risco de contágio, Cuiabá e VG manterão comércio aberto

Em Primavera do Leste e Rondonópolis, somente bares e restaurantes ganharam novas regras de funcionamento

2 minutos de leitura
Na lista de alto risco de contágio, Cuiabá e VG manterão comércio aberto
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Duas das quatros maiores cidades na lista das que têm alto risco de contágio pelo novo coronavírus em Mato Grosso voltaram a adotar medidas mais restritivas de circulação. Enquanto isso, Cuiabá não considera impor isolamento e Várzea Grande (região metropolitana) estuda ações que devem ser anunciadas no início da próxima semana. 

O boletim epidemiológico de classificação da pandemia atualizado nessa quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) inclui 13 municípios na zona de alerta vermelho.

Em Rondonópolis (210 km de Cuiabá) o toque de recolher será ampliado nesta sexta-feira (26). O horário de circulação livre pelas ruas fica limitado até às 22h e volta ao normal após as 5h da manhã. 

A medida terá validade por 10 dias. Durante esse tempo, bares e restaurantes ficam autorizados a receber o público, desde que respeitando o horário de fechamento e o limite de ocupação a até 30% da capacidade. 

LEIA TAMBÉM

Restrições semelhantes começam a valer na segunda-feira (1º) em Primavera do Leste (240 km de Cuiabá). Um decreto baixado hoje pela prefeitura limita o atendimento de lanchonetes, cafeterias, padarias, confeitarias, bares, restaurantes e pizzarias até às 22h e à capacidade de 50% da lotação. 

As regras valerão por, pelo menos, 15 dias e incluem a suspenção de eventos públicos ou privados, como reuniões presenciais, em templos religiosos, corporativos ou sociais. 

Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Várzea Grande, o município analisa readotar a proibição a venda de bebidas geladas nas distribuidoras para evitar aglomeração 

As aulas da rede municipal, prevista para reiniciarem em março estão mantidas, mas somente no modelo remoto. Ainda conforme a assessoria, não é cogitado barrar o funcionamento de estabelecimentos comerciais. 

A mesma avaliação está sendo sustentada pela Prefeitura de Cuiabá. No início do ano, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que não voltaria a adotar medidas duras de suspensão das atividades econômicas. Hoje, a assessoria informou ao LIVRE que não há novidade sobre essa posição. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes