Na defesa do liberalismo, Novo escolhe 15 pré-candidatos a vereador de Cuiabá

No contexto de menos Estado e mais economia, pré-candidatos vislumbram cenário de pós-pandemia de coronavírus

(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

O partido Novo já tem 15 pré-candidatos a vereador na eleição para as 25 cadeiras da Câmara Municipal de Cuiabá. O partido também contará com candidatura própria para prefeito, e escolheu como pré-candidato o administrador e consultor em gestão Paulo Henrique Grando.

Entre os pré-candidatos a vereador – que passaram pelo criterioso processo seletivo do partido – está o advogado Giorgio Aguiar. Ele tem entre seus apoiadores o deputado estadual Ulysses Moraes (PSL).

Giorgio Aguiar é advogado e pré-candidato a vereador por Cuiabá pelo partido Novo (Foto: divulgação)

Giorgio defende que a liberdade econômica deve ser garantida dentro da Capital, e explica que soluções práticas podem ser aplicadas para transformar a lógica da política econômica da cidade.

“Cuiabá hoje tem um gasto exorbitante por aluno, e temos um resultado muito ruim. Precisamos fazer uma melhor aplicação do recurso público ou dar oportunidade da criança de uma família menos favorecida economicamente ter acesso a uma escola particular por meio de um programa-piloto através de um voucher”, ressalta.

O advogado explica que o valor que é gasto mensalmente por criança na Capital seria o suficiente para pagar a mensalidade de uma escola particular. “No meu entendimento, a educação bem feita não é só aquela na qual a escola pública seja de qualidade, também devem existir condições de igualdade para que o filho do pobre possa estudar em uma escola de primeira”.

Liberalismo é possível?

Para o empresário Edegar Belz, o liberalismo é possível, sim! Ele é presidente do Instituto Liberal de Mato Grosso e compõe a lista de pré-candidatos do Novo que vão disputar as eleições municipais em Cuiabá.

Belz afirma que resolveu se engajar na política para poder mudar a forma como funciona a máquina pública.

Empresário Edegar Belz é presidente do Instituto Liberal de Mato Grosso e pré-candidato a vereador pelo Novo (Foto: divulgação)

Após ter passado pela experiência de chefiar um departamento público, Edegar diz ter se sentido horrorizado com a forma como os procedimentos administrativos funcionam dentro da burocracia.

“A redução da máquina pública anda junto das minhas propostas. É possível extinguir ou privatizar algumas empresas municipais. Também se deve enxugar a máquina pública através da redução drástica dos cargos comissionados – pois sabemos que existem muitos cargos que são oferecidos pelo prefeito para os vereadores da base”, enfatiza.

Outra forma de garantir menos Estado e mais economia, segundo o empresário, é reduzir ao mínimo exigido por lei os valores do duodécimo da Câmara Municipal e de outros órgãos que recebem repasses da prefeitura.

Belz também propõe uma mudança de mentalidade em relação ao serviço público, que se transformou em sinônimo de comodidade e sucesso financeiro para muitas pessoas.

Por fim, resume que o cenário ideal é com: “menos atribuições para a prefeitura, e menos regulamentação, mais desburocratização”, fatores que para o empresário são preponderantes para garantir a prática do liberalismo econômico na Capital.

Pós-crise

Na avaliação de Giorgio, um caminho possível para a recuperação no pós-pandemia é a desburocratização da abertura de novas empresas e que isso venha através de uma lei de liberação econômica.

“Cuiabá está há mais de um ano da promulgação da lei em âmbito nacional, e ainda não tem uma lei de liberdade econômica. E no pós-pandemia a recuperação econômica da nossa cidade vai depender muito de liberdade econômica, liberando da necessidade de alvarás as empresas com atividades de médio e baixo riscos”, defende.

Giorgio defende que a liberdade econômica é a forma mais democrática de garantir o desenvolvimento econômico e promoção de igualdade.

“A liberdade econômica não é para rico. É para quem quer empreender. É para o pobre que necessita passar da informalidade para uma atividade econômica regularizada, tendo sua empresa sem burocracias”.

As ideias são reforçadas por Belz, que afirma que estabeleceu como meta da sua vida auxiliar na construção de uma Cuiabá que seja desenvolvida economicamente e sem os limites impostos pela burocracia.

Candidatos

Para conhecer todos os pré-candidatos do partido Novo, acompanhe os perfis deles no instagram:

  • Paulo Henrique Grando (@paulohgrando)
  • Edegar Belz (@edbelz)
  • Gabriel Lopes (@sougabriellopes)
  • Giorgio Aguiar (@giorgioaguiar)
  • Ivo Oliveira (@ivoooliveira)
  • Luiza Helena (@luizahelenads)
  • Luiz da Penha (@luizdapenhanovo)
  • Luiz Gabriel (@luizgabrielnovo)
  • Marina Reis (@marinareiscba)
  • Maykon Oliveira (@maykonoliveiranovo)
  • Mauro Yamashita (@yamashita.mauro)
  • Matsuo Kazurayama (@matsuo.novo)
  • Najara Izawa (@najaraizawanovo0
  • Nicácio Lemes (@nicaciolemesjrnovo)
  • Ruth Dutra (@ruthdutraa)
  • Suzele Marchesin (@suzele_marchesin)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVídeo| Fumaça invade Cuiabá
Próximo artigoIdoso é preso por estuprar afilhada de 12 anos