Na contramão de Mendes, Poderes se articulam por aumento no orçamento

Existe uma emenda ao projeto da LOA que prevê a ampliação dos recursos do Legislativo e do Poder Judiciário

(Foto: Ascom/MPE-MT)

Na contramão do que vem sendo defendido pelo governador eleito, Mauro Mendes (DEM), os Poderes se articulam na tentativa de aumentar seus próprios orçamentos para o próximo ano. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), já existe uma emenda ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 que prevê a ampliação dos recursos do Legislativo e do Tribunal de Justiça e será estudada a possibilidade de incluir outra para contemplar o Ministério Público do Estado (MPE).

“O procurador-geral de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, nos trouxe a necessidade do Ministério Público de aumentar o número de promotores no próximo ano e pedi que nos encaminhe essa justificativa para estudar e colocar no projeto da Lei Orçamentária”, declarou Botelho, após reunião realizada no fim da tarde da sexta-feira (23).

Ao defender o aumento da dotação orçamentária do Ministério Público em cerca de 10%, Scaloppe argumentou que instituição está presente em todas as comarcas do Estado e possui estrutura e demandas semelhantes às do Poder Judiciário, devendo, assim, acompanhar os investimentos em processo eletrônico.

“A paridade do tratamento orçamentário também se justifica pela necessidade de reforma, ampliação e construção de novas sedes de Promotorias de Justiça, além  do custeio de perícias, treinamentos e qualificações técnicas e aquisição de softwares de inteligência artificial, especialmente voltados para a agilização do processamento de dados”, sustentou o procurador-geral.

Botelho informou que as solicitações do Poder Judiciário e do Ministério Público serão analisadas em conjunto na Comissão de Orçamento da Casa e, posteriormente, devem ir a plenário. O projeto da LOA 2019 enviado originalmente pelo governador Pedro Taques (PSDB), no valor de R$ 19,7 bilhões para o Estado, previa ligeira queda no orçamento de quase todos os Poderes, e um pequeno aumento para o Legislativo.

O texto foi retirado por Taques, a pedido de Mauro Mendes, e está sendo refeito. Ele deve ser encaminhado ao Legislativo nos próximos dias. Apesar do prazo apertado, Botelho se mostrou otimista e com expectativa de que a LOA 2019 seja votada até 18 de dezembro.

Taxação do agro

Na oportunidade, Scaloppe também defendeu o fim das isenções fiscais do Agronegócio, sistema que considera “extremamente danoso” para o Estado, e cujo tema será abordado em encontro que será realizada pelo MPE na próxima segunda-feira (26).

“Mato Grosso está numa situação muito difícil, sem recursos para desenvolver as indústrias, com alta concentração de renda e sem tributação correspondente às necessidades. Poderemos ter no futuro um prognóstico muito ruim para o Estado e é dever do Ministério Público se solidarizar com as manifestações que estamos ouvindo sobre o término das isenções, algumas que são até criminosas e não isonômicas, para que possamos construir um estado mais forte, com mais emprego”, ressaltou o procurador-geral.

Dificuldades financeiras

Neste período de transição do governo Pedro Taques (PSDB) para a gestão Mauro Mendes, o governador eleito já ponderou que eventuais mudanças no duodécimo precisam ser tratadas com cautela.

Ele assegurou que irá dialogar com todos os Poderes, compreendendo a realidade de cada órgão, mas apontando as dificuldades do Estado, e  enfatizou que todos têm que colaborar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

  1. É brincadeira esses ditos Poderes, eles vivem em na Europa ou em Marte, o Estado está quebrado e mesmo assim querem aumento, acho que deve ser aumento de trabalho, os mesmo ganham muito e produz pouco. Não podem ouvir falar em dinheiro novo para MT, já outro dia vão pedir grana ao governador, voçes já ganham muito, tem é que trabalhar mais, a saúde está um caos, e eles querem mais dinheiro. o Estado não só resumi só em voçes……..

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem assalta farmácia no centro de VG com faca e foge sem levar dinheiro
Próximo artigoHomem é preso saindo de prostíbulo em Rondonópolis com drogas e R$ 7 mil