Museu Nacional será homenageado em semana de design no MAM Rio

Em 1978, o MAM também teve a maior parte do seu acervo destruído pelas chamas

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Agência Brasil)

O Museu Nacional – que sofreu um incêndio no último dia 2 – será homenageado durante a semana de design marcada para começar amanhã (13) no Rio de Janeiro, em outro museu que passou por uma situação parecida, há 40 anos: o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio). Em 1978, o MAM teve a maior parte do seu acervo destruído pelas chamas, prejuízo que hoje enfrenta o museu mais antigo do país.

Até o dia 16 de setembro, o público poderá conferir gratuitamente no pilotis do MAM a homenagem preparada pelo escritório Crama Design e pela empresa FullWorks, que instalaram imagens do museu e mensagens de esperança suspensos em painéis sobre um tapete fotográfico que representa carvão em brasa.

O CEO da Crama Design, Ricardo Leite, explicou que a ideia partiu de um convite da subsecretária estadual de comércio e serviços, Dulce Ângela Procópio, para que o escritório ocupasse uma área de 25 metros quadrados na exposição, que é realizada pelo jornal O Globo e pela revista Casa&Jardim.

Em meio à comoção com a tragédia, os designers tiveram de terça-feira da semana passada até hoje, para elaborar todo o processo de criação, testes e montagem da exposição, executada pela FullWorks.

“O próprio MAM mostra como você sobrevive a isso, e a gente espera que o Museu Nacional seja reerguido das cinzas”, torce Ricardo. “A gente quis passar uma mensagem otimista. Não é uma mensagem de crítica, embora, inevitavelmente, exista uma crítica”.

A obra usa fotos de pessoas que colaboraram com o escritório de design cedendo as imagens que registraram suas visitas ao museu. Há também uma foto da fachada do museu, que já foi a residência da família imperial brasileira.

Além de resgatar a memória do Museu Nacional, os designers convidam o público a visitar outros museus da cidade, informando o endereço e horário de funcionamento desses espaços culturais.

“Cada um de nós, como sociedade, tem a nossa contribuição a dar. Temos nosso poder e nossa obrigação de zelar pela cultura, pela ciência e pela pesquisa”.

A Semana Rio Design será aberta amanhã, às 14h. O MAM Rio fica no Parque do Flamengo, entre a Marina da Glória e o Aeroporto Santos Dumont.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMulher morre, cai com a mãe de 98 anos e idosa fica no chão com a filha por mais de um dia
Próximo artigoEscola de Kung Fu faz campanha contra depressão em Cuiabá