Municípios terão que pagar honorários de defensores

O dinheiro deverá ser destinado a um fundo da Defensoria Pública Geral

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os municípios de Mato Grosso devem pagar os honorários dos defensores públicos de Mato Grosso que vencerem processos contra o Executivo. O dinheiro, contudo, deverá ser destinado a um fundo da Defensoria Pública Geral.

A Defensoria Pública de Mato Grosso recorreu de uma decisão do Tribunal de Justiça (TJMT), que havia entendido o contrário. Ou seja, que a Prefeitura não teria que pagar os honorários de sucumbência caso fosse a parte vencida do processo.

Havia um entendimento que a Defensoria Pública do Estado se equipara à magistratura e ao Ministério Público. Por conta disso o pagamento de honorários de sucumbência seria incabível, já que recebe recurso do Governo Estadual e tem autonomia orçamentária.

  • Embora está decisão seja relacionada aos municípios, em entendimento anterior o Supremo Tribunal Federal já havia reconhecido o direito da Defensoria da União receber do Governo Federal, o que abre precedente para a Defensoria Estadual receba pagamento do Governo do Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem mata companheiro da ex e é preso por acaso em bloqueio policial
Próximo artigoBebê morre em cirurgia e pai acusa hospital de operá-lo sem avisar

O LIVRE ADS