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Município do Pará teme prejuízos com a passagem da ferrovia

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Município do Pará teme prejuízos com a passagem da ferrovia

Produtores rurais e garimpeiros prometem para esta sexta-feira, 3, um novo bloqueio da BR-163 (Cuiabá-Santarém), nas proximidades da cidade de Novo Progresso, no Pará. O protesto é contra uma medida provisória assinada em dezembro pelo presidente Michel Temer (PMDB) para alterar os limites de unidades de conservação na região.

A mudança foi feita para viabilizar a construção da chamada “Ferrogrão”, um corredor ferroviário que irá interligar os municípios de Sinop (MT) e Miritituba (PA) e favorecer o escoamento de parcela significativa da produção de grãos do Estado até terminais de transbordo no rio Tapajós.

O texto assinado por Temer ampliou o Parque Nacional do Rio Novo e transformou 230 mil hectares de terras produtivas em Área de Proteção Ambiental (APA), o que tem tirado o sono de pecuaristas e garimpeiros da região. Enquanto alguns dizem não poder mais produzir, outros alegam que ficaram “ilhados”.

Um dos organizadores do movimento “MP-756 Mudança Já”, o produtor rural Ricardo Denadai diz que a medida afetou diretamente a sua propriedade e poderá inviabilizá-la economicamente. “Nós não somos contra o desenvolvimento, mas assim como os produtores de Mato Grosso, nós também dependemos da terra para sobreviver, queremos produzir”, destaca.

Áreas de Proteção
As áreas rurais ocupadas dentro da APA podem ser exploradas, desde que respeitem a legislação que trata da regularização fundiária das ocupações na Amazônia Legal. Os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e do Meio Ambiente, Sarney Filho, receberam o vice-prefeito do município paraense, Gelson Dill (PMDB), em Brasília, para tratar do tema.

A nova área de preservação será administrada pelo Instituto Chico Mendes, a quem caberá tomar as medidas necessárias para sua conservação. Maggi disse que Mato Grosso possui áreas de proteção ambiental nas quais se cultivam soja e algodão. Já Sarney tentou tranquilizar a população local, dizendo que a criação APA não oferece risco aos produtores. “Eles poderão continuar com suas atividades e o processo de regularização fundiária será facilitado”.

Garimpo
Outro setor que participa do protesto é o de extração mineral. Novo Progresso tem 25 mil habitantes, dos quais 10 mil (40%) trabalham no segmento. A ampliação do Parque Nacional do Rio Novo bloqueou as principais ligações entre o município e as áreas de garimpo. Em entrevista ao LIVRE, o vice-prefeito disse que esse ponto gerou instabilidade social na cidade.

Sarney Filho não descarta uma emenda prevendo a liberação desses acessos. “A possibilidade de sair um ajuste em relação aos acessos para os garimpos é grande, pois a atividade é responsável por 60% da economia do município”, afirmou.

Bloqueio
O trânsito na BR-163 ficou bloqueado por cerca de 30 horas, entre a manhã desta quarta-feira, 1º, e o final da tarde ontem. Cerca de mil caminhões passaram pelo trecho depois da liberação da rodovia. “Servimos mais de quatro mil refeições e distribuimos água para aqueles que estavam parados na estrada ou nos ajudando com o movimento. Nossa intenção não é prejudicar ninguém, mas chamar a atenção das autoridades, disse Denadai.

Nesta sexta, 3, a rodovia deve voltar a ser fechada para tráfego de cargas, exceto produtos perecíveis. A liberação vai depender de Brasília, onde a Medida Provisória ainda precisa passar por uma comissão mista formada por deputados e senadores e só depois será votada separadamente pelos plenários da Câmara e do Senado. A bancada mato-grossense participam das discussões.

Na próxima reportagem da série especial sobre a Ferrogrão, veja os números e o andamento de uma das ferrovias mais esperadas pelo setor produtivo do Estado.

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